Geral

Tartarugas encalhadas em Salvador: bióloga explica como agir nessas situações; veja vídeos

Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas após terem encalhado em praias de Salvador, nesse fim de semana, conforme mostram vídeos feitos por moradores. Os registros foram feitos nas praias de Piatã e Ilha de Maré. 

Por Mateus Xavier

Tartarugas encalhadas em Salvador: bióloga explica como agir nessas situações; veja vídeosCréditos da foto: leitor/Aratu On

Duas tartarugas marinhas foram encontradas mortas após terem encalhado em praias de Salvador, nesse fim de semana, conforme mostram vídeos feitos por moradores. Os registros foram feitos nas praias de Piatã e Ilha de Maré. 


Para entender como esses animais acabam nessa situação, e o que fazer quando encontrá-los, o Aratu On conversou com a bióloga e pesquisadora do Projeto Tamar, Nathalia Berchieri. Segundo ela, "os encalhes acontecem quase todo dia na nossa costa e mais ainda nesta época do ano".


"O mar está mais revolto no inverno, o que exige um maior esforço dos animais", salientou a bióloga, explicando que as ondas "vencem" os animais já mais fragilizados. Assim, a costa se torna o "único destino possível". 


Sobre as tartarugas encontradas em Piatã e Ilha de Maré, Nathalia cita alguns fatores podem ter ocasionado as mortes. "A maior parte das tartarugas que encalham no nosso litoral está ligada à interação acidental com a pesca, ou a ingestão de algum resíduo plástico", apontou. Vale ressaltar que as tartarugas são seres de respiração pulmonar, ou seja, acabam mortas por asfixia. 


Caso o cidadão encontre um desses animais encalhados, deve entrar em contato com as entidades e/ou órgãos responsáveis. Para Salvador e Litoral Norte da Bahia, há o Projeto tamar - (71) 3676-1045. Nas demais regiões, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) é o canal responsável para mais informações, pelo número  0800 071 1400.



VEJA VÍDEO: 




LEIA MAIS: Travesti desaparecida em Pirajá era rifeira e irmã se desespera; "não tem desavença com ninguém" 



Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.