Geral

Sementes misteriosas recebidas com encomendas podem não ter vindo da China; embaixada vê indícios de fraude

Sementes misteriosas recebidas com encomendas podem não ter vindo da China; embaixada vê indícios de fraude

Por Da Redação

Sementes misteriosas recebidas com encomendas podem não ter vindo da China; embaixada vê indícios de fraudereprodução / twitter @yokkoishoichi

As sementes não requisitadas, que estão sendo recebidas pelos brasileiros junto com encomendas, podem não estar vindo da China. A embaixada chinesa se pronunciou nesta quinta-feira (1/10) dizendo que elas são artigos de remessa proibido pelos Correios no país, que os habitantes respeitam essa proibição e que há indícios de fraude nas etiquetas de envio dos produtos.


LEIA MAIS: Sementes misteriosas estão sendo enviadas a brasileiros e governo da Bahia alerta: "perigo à saúde pública"


LEIA MAIS: Amazon proíbe venda de sementes estrangeiras nos EUA; sementes 'não solicitadas' eram entregues via correio


Como boa parte das embalagens trazia uma escrita similar a do país, elas passaram a ser chamadas de "sementes chinesas". A representação do país asiático, inclusive, se colocou à disposição das autoridades brasileiras para cooperar com as investigações. “Uma verificação preliminar constatou que as etiquetas de endereçamento apresentam indícios de fraude, com erros no código de rastreamento e em outros dados. A Embaixada está disposta a cooperar com a investigação das autoridades brasileiras”.


A desconfiança da origem das sementes começou após pessoas de diversos paises receberem o item junto com seus pedidos de entrega. A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) fez um alerta pedindo que os baianos não plantem as sementes, apenas as enviem junto com a embalagem para que o órgão possa analisar.


Os pacotes são enviados pelo Correio como brindes de outras compras feitas pela internet ou mesmo de forma aleatória, sem que o destinatário tenha pedido nada no exterior. O Ministério da Agricultura está investigando as sementes.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.