Geral

Responsável por fundar Balé do TCA, Carlos Américo Moraes morre em Salvador

Responsável por fundar Balé do TCA, Carlos Américo Moraes morre em Salvador

Por Da Redação

Responsável por fundar Balé do TCA, Carlos Américo Moraes morre em Salvadordivulgação/Funceb

O corpo de Carlos Américo Moraes Machado, um dos responsáveis por fundar, em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA), está sendo velado na noite desta sexta-feira (03). As causas da morte não foram divulgadas e o seu corpo será cremado na tarde deste sábado, em horário ainda não confirmado, no cemitério Jardim da Saudade.


Gaúcho radicado na Bahia, Carlos Moraes estudou música, direito e teatro na juventude. Em 1957, tornou-se aluno de Tony Seitz Petzhold, da escola alemã. Em 1961, entrou para o Corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como bailarino, vindo a ser Maître de Ballet desta companhia em 1977. Foi aluno de mestres como Marina Fedossejeva, Eugenia Feodorova, Tatiana Leskova, Olga Preobrajenskaya, Harald Lander, William Dollar e Arthur Mitchel. Com Mercedes Batista aprendeu técnicas de dança afro. Bailarinos e professores acreditam que Moraes contribuiu muito para a profissionalização da dança na Bahia e para quebrar preconceitos em relação aos homens no balé. Moraes é considerado um mestre da dança clássica no Brasil.


Moraes chegou na Bahia em 1971, em princípio para uma estadia temporária e com a missão de substituir um professor de balé, mas acabou se estabelecendo em Salvador. Foi um dos responsáveis pela criação do BTCA no início da década de 80. Dirigiu ainda o Ballet Brasileiro da Bahia e a Cia. Ilimitada de Dança, composta por dançarinos veteranos do BTCA, criada sob os auspícios da Fundação Cultural do estado da Bahia (FUNCEB), em 2004. Em 1998, ele recebeu a medalha de honra ao mérito do Governo do Estado. Recentemente, em abril deste ano, ele foi condecorado com a comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo poder legislativo estadual, pelos serviços prestados à sociedade baiana e por contribuir com o desenvolvimento da dança no Estado da Bahia.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.