Recém-nascidos ganham sessão de fotos da Páscoa em hospitais na Bahia
Ensaio envolveram mães, profissionais de saúde e bebês internados em hospital
Por Da Redação.
Bebês recém-nascidos internados no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, e na Maternidade Regional de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, fizeram um ensaio fotográfico com o tema da Páscoa.
Os bebês prematuros internados na Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (Ucinca) foram inseridos em dois cenários, um que remete à passagem bíblica da última ceia, simbolizando a celebração da Páscoa cristã, e outro com os símbolos mais populares da páscoa com ovos e coelhinhos. Já as gestantes da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP) participaram de uma oficina de páscoa para a confecção de bolinhos de pote, promovida pela Equipe de Nutrição da unidade.
Ainda dentro das atividades, que foram realizadas na quinta-feira (17), no Hospital Estadual da Criança, um cortejo de páscoa percorreu os corredores da unidade. Colaboradores com adereços temáticos, levaram música, alegria e mensagens de esperança para as crianças e mães internadas, que não puderam estar em casa com suas famílias durante a data. Chocolates foram distribuídos para os pacientes, com atenção especial às restrições alimentares: opções sem lactose, açúcar ou glúten foram oferecidas para garantir a inclusão de todos. Por fim, as crianças puderam assistir a um teatro de fantoches com músicas e histórias.
Além dessas ações, os bebês nascidos na semana de páscoa no HEC saíram do centro obstétrico com touquinhas especiais, com orelhinhas de coelhinho para simbolizar esse momento especial.
A presidente do Grupo de Humanização do HEC e Coordenadora da Ucinca, Mariana Gonçalves, destacou o envolvimento de toda a equipe para a realização da programação. “As ações só são possíveis graças ao empenho dos nossos colaboradores, médicos e principalmente dos integrantes do grupo de humanização. Trabalhamos com muito carinho para proporcionar esses momentos especiais aos nossos pacientes. Essa é apenas uma das muitas ações que promovemos ao longo do ano, sempre com o objetivo de acolher e humanizar o cuidado”, afirmou.
Já a coordenadora do Serviço Social do HEC e vice-presidente do Grupo de Humanização, Gilmara Lopes, ressaltou o impacto positivo das atividades na saúde e bem-estar dos pacientes. “Levar alegria, emoção e acolhimento dentro do hospital é essencial para o processo de recuperação. A humanização do atendimento, como preconiza o SUS, é uma ferramenta poderosa para promover saúde de forma integral, respeitando as necessidades emocionais dos nossos pacientes e familiares”, pontuou.
O Hospital Estadual da Criança é uma unidade 100% SUS, pertencente à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e integrante da rede estadual de saúde. Gerido pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, assegurando um atendimento integral e especializado aos seus pacientes.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).