POLÊMICA: Presépio com prostituta e casal gay é retirado de exposição em convento

POLÊMICA: Presépio com prostituta e casal gay é retirado de exposição em convento

Por Da Redação.

POLÊMICA: Presépio com prostituta e casal gay é retirado de exposição em conventoreprodução / O Globo

Um presépio com uma prostituta e um casal homossexual entre seus personagens ? além do Menino Jesus, e de Maria e José ?, e que já tinha sido apresentado como uma obra que representa os excluídos, não está mais em exibição no Convento de Santo Antônio, no Centro do Rio.

LEIA MAIS:  MARCANTE: Há 25 anos, morte da atriz Daniella Perez chocou o Brasil

No lugar das imagens, agora figura um pano preto. Conforme divulgado pelo jornalista Ancelmo Gois em sua coluna, os curadores informaram que retiraram a peça ?a fim de evitar escândalos que em nada contribuem para fomentar o Espírito de Natal?.

O presépio, feito pelo artista plástico Luciano de Almeida, estava em exposição pela primeira vez no Rio, após passar por São Paulo, Alemanha e Itália. Há quem associe a retirada da obra à censura ocorrida no carnaval de 1989, quando o Cristo Mendigo de Joãosinho Trinta foi proibido pela Igreja de desfilar na Sapucaí e saiu coberto por plástico preto.

Em nota, a Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, ligada ao convento, afirmou que a decisão se deu pela compreensão distorcida de alguns grupos, e que o objetivo da peça era fazer uma provocação artística para o diálogo, a acolhida e a misericórdia.

Ainda de acordo com o comunicado, ?aquele que não veio para condenar, mas para salvar, sonha como um mundo onde o respeito seja a regra e, o amor, a lei maior?. Em outro trecho, afirma ainda esperar que a mesma indignação provocada seja capaz de sensibilizar quem se coloca como ?fiscal da fé? diante de tantas realidades de morte, intolerância e exclusão. Nesta última quinta-feira (27/12), o convento e o curador da mostra, frei Róger Brunorio, não se pronunciaram. Em recente entrevista ao GLOBO, o frei tinha dito que a obra representava excluídos da sociedade.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.