Polícia identifica suspeito de roubo contra universitária e nega assalto dentro de sala de aula; "fake news"
Vídeos insinuando que um ladrão entrou na sala durante a aula e roubou os celulares dos alunos chegou a circular nas redes sociais, mas não aconteceu
Um possível suspeito de participação em roubo qualificado contra uma estudante da UNIFTC, instituição de ensino superior localizada na Avenida Paralela, foi identificado pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) da Polícia Civil. O crime ocorreu, na noite de terça-feira (29/3), no bairro de Pituaçu.
A jovem contou que percebeu uma caminhote branca saindo do estacionamento junto com ela e o veículo. O carro a seguiu, até chegar em uma via menos movimentada, já próximo a casa dela, quando a caminhonete a ultrapassou e virou na pista, bloqueando a passagem.
Ela foi obrigada a ir para o banco de trás por bandidos armados. O grupo circulou com a vítima por cerca de uma hora, deixando-a no bairro de Iapi, e levando tanto o veículo como seus pertences. A estudante conseguiu pedir ajuda em uma obra em construção e, após a chegada de familiares, conseguiu localizar o celular - e, consequentemente, o veículo.
O carro foi recuperado pela Polícia Civil. Imagens do circuito interno da instituição de ensino estão sendo analisadas. Segundo o supervisor do Campus, não houve roubo dentro da universidade, como chegou a ser veiculado por dois perfis, na rede social Instagram. A mesma fonte relatou ainda que não tem imagem que mostre um veículo branco saindo da UNIFTC seguindo a jovem.
FAKE NEWS
Nas redes sociais, a notícia se espalhou e ganhou novas versões. Os perfis "Língua Solta" e "E aí, lingarudo" postaram um vídeo insinuando que um ladrão entrou na sala durante a aula e roubou os celulares dos alunos, algo que, segundo a polícia, não aconteceu. O órgão destacou que um possível administrador das páginas foi identificado e será convocado para prestar esclarecimentos.
Em nota, a UniFTC reafirmou que "são falsas as notícias que circulam em grupos de whatsapp sobre a falta de segurança nas dependências do Centro Universitário UniFTC Salvador, localizado na Av. Paralela".
"O Grupo Educacional informa que zela pela integridade de toda a comunidade acadêmica e tem reforçado a segurança interna, tanto na sua qualidade técnica e na quantidade de profissionais, quanto no tocante ao serviço de videomonitoramento institucional. A Organização destaca, também, o apoio da Polícia Militar da Bahia que tem disponibilizado viaturas nas imediações do Campus", enfatizou.
Após relatos de estudantes sobre a área escura, no entorno da universidade, na Paralela, o secretário da Segurança Pública, Ricardo Mandarino, determinou o refoço do patrulhamento.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.