Nome utilizado por Bolsonaro em exame de Covid-19 é de filho da responsável pela coleta
Nome utilizado por Bolsonaro em exame de Covid-19 é de filho da responsável pela coleta
Para os exames de Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) utilizou o nome do filho de uma das responsáveis pela coleta do material utilizado na análise, uma farmacêutica que trabalha no Hospital das Forças Armadas (HFA). A informação foi revelada pelo jornal Correio Braziliense e confirmada ao Estadão pelo Ministério da Defesa.
O nome utilizado em um dos exames é do jovem de 16 anos, R. A. A. C. F. Segundo o Ministério da Defesa, a mãe do adolescente é tenente-coronel da Aeronáutica e coordenava a coleta das amostras para o exame de Covid-19 do presidente e seus assessores. Ela também coordenava o envio do material para o laboratório Sabin, responsável pelo teste, feito no dia 17 de março, por coleta de material da nasofaringe.
"Em consonância com a equipe médica da presidência, e no intuito de proteger e garantir confidencialidade aos exames do presidente da República, foi sugerida a utilização de um pseudônimo, sendo o nome que lhe ocorreu, naquele momento”, explicou o ministério, em nota.
Os exames do presidente foram divulgados na quarta-feira (13/5), por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), após o jornal Estadão pedir na Justiça para ter acesso aos laudos. O Palácio do Planalto não explicou a decisão de Bolsonaro de utilizar o nome de uma pessoa real, mas o presidente afirmou que usa, há mais de dez anos, codinomes em situações como a manipulação de remédios em farmácias.
LEIA MAIS: Exército é hackeado e supostos exames de Bolsonaro vazam na internet
A tenente-coronel também é sócia de uma farmácia de manipulação em Brasília, junto com o marido. Este, quando perguntado pelo Estadão sobre o motivo de o presidente ter utilizado o nome do seu filho, respondeu: "Não tenho (nenhuma teoria sobre o motivo). Você podia perguntar pra ele (Bolsonaro) me fala depois”.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.