NA TENDÊNCIA: Seguindo Salvador, micareta de Feira baixa as cordas, mas teme violência
NA TENDÊNCIA: Seguindo Salvador, micareta de Feira baixa as cordas, mas teme violência
Saulo, Pablo, É o Tchan, Psirico, Timbalada, Aline Rosa Armandinho, Dodô e Osmar são algumas das atrações que vão se apresentar a partir desta quinta-feira (18/5) até o próximo domingo (19/5) para os foliões pipoca na Micareta de Feira de Santana.
Seguindo a tendência do Carnaval de Salvador e por conta, também, da crise econômica, a micareta mais antiga do país investe na democracia e abaixa as cordas. Para alegria do folião pipoca mais de 70 bandas irão desfilar pelo Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra.
O investimento no evento, nesta edição, segundo a prefeitura, é de R$ 5 milhões, sendo 25% bancados por patrocinadores. Em coletiva de imprensa, o prefeito José Ronaldo de Carvalho, disse que, chegou a pensar na suspensão da Micareta, que, em 2017, celebra seus 80 anos de criada.
LEIA MAIS: MICARETA DE FEIRA: Após apelo de fãs, Kannario é anunciado como atração do evento
LEIA MAIS: IPIRÁ: Camarote da prefeitura desaba durante micareta na cidade; Quatro pessoas ficaram feridas
LEIA MAIS: RESPOSTA: Em post na internet, Moraes Moreira desabafa sobre Carnaval: ?Tentaram melar meu baba?
Porém, por ser uma data marcante, o evento foi mantido. ?Mesmo com todos os problemas na economia do país, a festa está mantida e vai ocorrer?, disse. Historicamente, o carnaval fora de época na Princesinha do Sertão – alcunha de Feira de Santana -, só não foi realizada duas vezes: durante a 2ª Guerra Mundial e logo depois do Golpe Militar no país.
José Ronaldo salientou que, com algumas exceções, todas as grandes atrações do Carnaval de Salvador se apresentarão para os foliões feirenses e visitantes. ?E alguns deles, como a Timbalada e Harmonia estrearão para os foliões pipoca. Contratamos dentro das nossas possibilidades financeiras?.
SEGURANÇA
Para manter a segurança durante a folia, a Polícia Militar montou um forte esquema, que já está em vigor desde esta última quarta-feira (17/5) – quando extraoficialmente já rolou a pré-micareta, com desfile de alguns blocos.
Procurado pela reportagem do Aratu Online, a Secretaria de Segurança Pública informou que “serão oito mil profissionais da segurança pública, entre policias militares, civis, peritos, além de bombeiros, trabalhando para garantir a segurança dos foliões”.
“Depois do carnaval de Salvador, a micareta de Feira é a maior festa do nosso estado, e tem uma importância muito grande para a economia da cidade e da região, então toda nossa expertise com as grandes festas será aplicada para garantir a paz para os que querem curtir?, afirmou o secretário da segurança pública, Maurício Barbosa.
Ele lembrou ainda que a operação contará com o suporte do Centro Integrado de Comunicação e Controle Móvel (CICCM), caminhão equipado com câmeras de videomonitoramento.
PRÉVIAS
Antes mesmo de o início do evento, ações preventivas foram tomadas. Agentes da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, no comando do major PM Lúcio José, por exemplo, realizam desde a última semana, a Operação Abadá “que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadás nos locais de entrega”.
Já o Detran montou uma operação especial de fiscalização para a micareta, que teve início em caráter preventivo, na última segunda-feira (15/5), com blitzes de alcoolemia nas avenidas Getúlio Vargas e José Falcão, em parceria com a Polícia Militar. Para se ter uma ideia, na ocasião, dos 120 veículos abordados, 82 foram autuados e 47 removidos para o pátio da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Quatro pessoas se recusaram a soprar o bafômetro.
Segundo a Secom/PMFS, ao todo, cerca de 115 homens e mulheres da Guarda Municipal de Feira de Santana serão escalados, em regime de plantões, para atuar durante a Micareta de Feira de Santana, que acontece de 18 a 21 de maio. Além de acompanhar equipes de fiscalização das vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, mais da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, os guardas municipais atuarão ostensivamente.
Eles posicionarão em elevados, de onde poderão observar com maior campo visual a movimentação dos foliões e de onde partirão para atender ou intervir nos casos de agressão ou tumulto. ?Estamos preparados e todos orientados sobre o que devem fazer?, explicou o secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto.
PORTAIS
Ainda segundo a SSP, a micareta “contará com uma grande novidade”. Em nota, o órgão estadual revela que “nove portais de abordagens, estrutura utilizada no Carnaval de Salvador e que reduziu os índices de violência da festa, serão utilizados com o objetivo de inibir a entrada de armas e drogas no circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra”. Nesses espaços serão escalados efetivos de duplas e patrulhas PM, com detectores de metal para abordagens ao público com vistas a apreensão de armas de fogo, drogas e outros objetos de natureza criminosa.
História
A primeira Micareta foi realizada em 1937. A ideia surgiu de um grupo de feirenses que inconformados com a não realização do carnaval naquele ano, decorrente de fortes chuvas, resolveu fazer, 15 dias após a Páscoa, a chamada Micareta, nome derivado da palavra francesa ?Mi-carême?.
A partir desse ano, a Micareta de Feira se tornou referência de manifestação popular em todo o Brasil. Blocos e escolas de samba desfilam pelos três circuitos da festa: Circuito Maneca Ferreira, Espaço Quilombola e o Espaço Charles Albert.
PROGRAMAÇÃO
QUINTA-FEIRA
Tayrone
É o Tchan
Chicabana
Duas Medidas
SEXTA-FEIRA
Saulo
Harmonia do Samba
Amanda Santiago
Robyssão
Jammil
SÁBADO
Pablo
Psirico
Aline Rosa
Edson Gomes
Banda Eva
DOMINGO
Carla Perez
Tio Paulinho
Timbalada
Alavontê
Armandinho, Dodô e Osmar
Leo Santana
Cheiro de Amor
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo, no facebook.com/aratuonline e no youtube.com/televisaoaratu.