Mulheres têm mais risco de quedas em escadas, aponta estudo
Principal motivo apontado por pesquisa é escolha de calçados que comprometem equilíbrio, como saltos altos e sandálias
As mulheres têm mais chances de se machucarem em quedas de escadas do que os homens. É o que indicou um estudo recente da Universidade Purdue, nos Estados Unidos da América (EUA), ao analisar o comportamento de 2.400 adultos jovens enquanto desciam escadas, com foco em identificar os fatores que aumentam o risco de quedas.
Segundo o levantamento, mulheres jovens apresentaram mais comportamentos de risco em comparação com os homens. O principal fator seria a escolha de calçados, visto que, mulheres jovens tem maior probabilidade de usar sapatos como sandálias e saltos altos, que podem comprometer o equilíbrio e se configuram como "de risco".
Um dos principais problemas do uso frequente de sapatos de salto alto é o aumento do risco de entorses e lesões nos tornozelos e pés, segundo o presidente da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé), Luiz Carlos Ribeiro Lara. "A altura do salto coloca mais pressão na parte frontal do pé, fazendo com que o centro de gravidade seja deslocado para a frente. Isso pode tornar mais difícil manter o equilíbrio ao caminhar e, consequentemente", explica Luiz Carlos.
OUTROS CUIDADOS
Ele também destaca que, independente do calçado utilizado, evitar distrações é fundamental para prevenir quedas em escadas. "Evite dispersar a atenção, como por exemplo, caminhar utilizando o celular. Ao subir ou descer escadas, apoie-se nos corrimões e coloque toda a sola do calçado no degrau. Se a superfície for estreita, pise em diagonal para não correr o risco de tropeçar", recomenda. "Atente-se também a superfícies irregulares, como terrenos acidentados, tapetes, gramas, pisos escorregadios ou molhados", conclui.
LEIA MAIS: Policial Militar atira na cabeça de colega após desentendimento em Ilhéus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!