Siga o Aratu ON no GoogleE veja as notícias do Brasil e da Bahia com destaque nas suas buscas.
Adicionar

Mulher acusada de injúria racial na Ufba tem liberdade concedida pela Justiça

Roseane Leal, funcionário do restaurante da Ufba, foi presa após chamar aluna bolsista de 'marginal' e afirmar que 'preto só serve para fumar maconha'

Por Da redação.

Mulher acusada de injúria racial na Ufba tem liberdade concedida pela Justiça Leitor/Aratu On

A Justiça concedeu liberdade provisória para a funcionária do restaurante da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Roseane Leal, suspeita de chamar uma aluna bolsista de 'marginal' e afirmar que 'preto só serve para fumar maconha e usar droga'.

Roseane passou por audiência de custódia na manhã desta quinta-feira (21), onde foi decretado que a suspeita vai responder em liberdade. Após o alvará de soltura, a funcionária precisa cumprir algumas medidas cautelares como: recolhimento domiciliar noturno, das 20h às 6h, e proibição de contato ou aproximação das vítimas, devendo guardar uma distâncias mínima de 50 metros. 

A denúncia de injúria racial foi feita na última terça-feira (19), no qual uma aluna da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirma ter sido alvo de racismo no Restaurante Universitário (RU) do campus do Canela, em Salvador.

Segundo o relato da estudante, que preferiu não se identificar, a situação começou quando ela aguardava para entrar no RU e foi informada por Roseane, responsável pelo controle de acesso, que não havia mais comida e que as fichas destinadas aos alunos bolsistas tinham acabado. Cabe ressaltar que a universidade é pública e, portanto, gratuita, mas são chamados de bolsistas os estudantes que têm direito à gratuidade no RU.

Ao questionar a funcionária sobre a situação, a aluna teria sido chamada de "marginal" e ouvido comentários racistas, como “preto só serve para fumar maconha e usar droga”, conforme relatado por outra estudante presente.

LEIA MAIS: VÍDEO: Estudante da Ufba acusa funcionária do Restaurante Universitário de racismo

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Bluesky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.