Monark tem contas de redes socais liberadas por Alexandre de Moraes
A suspensão foi imposta em junho de 2023, quando Monark havia sido notificado e multado por Moraes por promoção e compartilhamento de fake news
Por Lucas Pereira.
O influenciador e apresentador Bruno Aiub, conhecido como Monark, teve as redes sociais desbloqueadas por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Com a medida, Monark teve as contas liberadas nas principais redes sociais, como X, Instagram e também o Telegram. A suspensão foi imposta em junho de 2023, quando Monark havia sido notificado e multado por Moraes por promoção e compartilhamento de fake news, tendo multa diária de R$ 10 mil. Apesar da liberação, as postagens consideradas ilegais seguem excluídas.
O influenciador é investigado por incitação ao crime em publicações que propagavam, de acordo com a Polícia Federal, desinformação e discursos de ódio, atentando contra as instituições e o estado democrático de direito.
A liberação ocorre, segundo o ministro, pois "no atual momento da investigação, entretanto, não há necessidade da manutenção dos bloqueios determinados nas redes sociais", escreveu.
Em caso novas postagens com teor semelhante, o ex-apresentador do Flow Podcast terá que pagar multa de R$ 20 mil.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).