Ministério da Agricultura proíbe duas marcas de azeite de oliva por fraude

A investigação revelou a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos

Por Da Redação.

As marcas de azeite de oliva Doma e Azapa foram desclassificadas por fraude pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), após análise do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. A investigação revelou a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos, o que infringe os padrões de identidade e qualidade exigidos para o produto.

Cerca de 31 mil litros dos azeites considerados impróprios para consumo foram recolhidos. O Mapa alerta que os consumidores que adquiriram esses produtos devem buscar a substituição, conforme estabelece o Código de Defesa do Consumidor.

Estabelecimentos que continuarem a vender os produtos poderão ser responsabilizados. | Foto: Ilustrativa/Pexels

Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal do Mapa, indicando o local de compra. Estabelecimentos que continuarem a vender os produtos poderão ser responsabilizados.

De acordo com o Mapa, o azeite de oliva é o segundo produto mais fraudado do mundo. Em 2024, 27 marcas do produto tiveram lotes vetados ou foram totalmente retiradas de comercialização pelo órgão.

Em 2024, 27 marcas do produto tiveram lotes vetados ou foram totalmente retiradas de comercialização. | Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.