Geral

Pela primeira vez, mulher trans tem pés lavados em basílica tradicional de Salvador

A empreendedora Brenda Souza, de 45 anos, vivenciou um marco histórico durante as celebrações da Semana Santa

Por Da Redação

Pela primeira vez, mulher trans tem pés lavados em basílica tradicional de SalvadorCréditos da foto: Redes Sociais
Foi na noite desta quinta-feira (28), que a primeira pessoa trans foi convidada para cerimônia de "Lava-pés, ato simbólico inspirado em Jesus. Brenda Souza, teve os seus pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador.
Durante a celebração, Brenda viveu um momento histórico, acompanhada de refugiado e pessoas de outras religiões na Igreja do Bonfim, algo até então, pouco visto em um espaço conservador-tradicional.
"Foi muito importante e emocionante padre Edson me apresentar como uma pessoa trans. Me senti muito acolhida pela igreja e pelas pessoas que estavam lá. Isso vai ficar marcado por toda minha vida", contou Brenda.
"Ainda há muito preconceito, são espaços que nunca pensam que pessoas transexuais e travestis vão poder chegar. [O lava-pés] Mostra que é possível viver em sociedade, ter paz, amor", afirmou.
A MISSA
Na celebração da missa da Ceia do Senhor, o momento do lava-pés, é um ato que faz referência a quando Jesus lavou os pés de seus 12 discípulos. O ato aconteceu antes de sua morte e ressurreição.


As outras 11 pessoas que tiveram os pés lavados também não foram escolhidas por acaso; elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade.






Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.


LEIA MAIS: Fã brasileiro encontra Beyoncé e questiona sobre suposta turnê no Brasil; confira


Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!



Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.