Geral

Maior desastre natural do século, tsunami no Oceano Índico faz dez anos

Maior desastre natural do século, tsunami no Oceano Índico faz dez anos

Por Da Redação

Maior desastre natural do século, tsunami no Oceano Índico faz dez anosHypescience

O tsunami que varreu a costa de uma dezena de países banhados pelo Oceano Índico e fez mais de 226 mil vítimas completa dez anos hoje (26). O maremoto é considerado o maior desastre natural dos últimos 100 anos. As consequências foram muitas e são sentidas até hoje pela população dessas localidades. A data, no entanto, também marca a união de vários países para oferecer ajuda aos atingidos.


Depois da passagem do tsunami, um grande programa de assistência internacional foi implementado. Aproximadamente US$ 7 bilhões de ajuda internacional foram alocados nos anos que se seguiram.


Na província indonésia de Aceh, a mais afetada, cerca de 140 mil casas, estradas, escolas e centros de saúde foram reconstruídos. Na província, foram contabilizados mais de 127 mil mortos, 93 mil desaparecidos, 635 mil desalojados e uma área de destruição equivalente a 45 campos de futebol.


Para a ministra do Turismo e das Indústrias Criativas da Indonésia, Mari Elka Pangestu, a destruição causada pelo tsunami na Banda Aceh, na ilha de Sumatra, foi “enorme”, mas permitiu duas grandes conquistas no processo de reconstrução: a paz na região e a aposta no turismo. Segundo ela, as autoridades indonésias procuraram não só avançar com o processo de reconstrução física, mas também identificar novas formas de desenvolvimento econômico.


O renascimento da Província de Aceh foi beneficiado pela ajuda internacional e pelo fim de um conflito armado de quase três décadas entre separatistas e forças governamentais. Um acordo de paz foi concluído menos de um ano após o desastre natural.


Na Tailândia, o turismo também foi incentivado. De acordo com a ministra do Turismo e Desporto da Tailândia, Kobkarn Wattanavrangkul, um ano após o tsunami residentes e turistas recuperaram a confiança no destino, especialmente em Phuket. O maremoto atingiu a costa das províncias de Krabi, Phang-nga, Phuket, Ranong, Satun e Trang, no sul da Tailândia, causando a morte de mais de cinco mil pessoas naquele país.


A reconstrução também trouxe problemas, particularmente em Aceh. Na localidade, o processo motivou a extração ilegal de madeira na floresta tropical da Samatra, que corre o risco de perder o estatuto de patrimônio mundial.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.