Incêndio destrói fábrica de fantasias no Rio de Janeiro; 21 ficaram feridos
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, 12 delas em estado grave
Por Bruna Castelo Branco .
Um incêndio de grandes proporções atingiu a Maximus Confecções, localizada em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (12). A fábrica, uma das principais fornecedoras de fantasias para escolas de samba das divisões de acesso, foi completamente consumida pelas chamas. “Tudo indica que a perda de material foi total”, afirmou Hugo Júnior, presidente da LigaRJ.
De acordo com informações da TV Globo, pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, 12 delas em estado grave. No momento em que o fogo começou, cerca de 100 pessoas estavam no galpão, parte delas dormindo. Quatro ocupantes do prédio conseguiram se salvar ao se refugiarem na parte externa de uma das janelas nos fundos da fábrica.
![O local, de difícil acesso devido a passagens estreitas, complicou o trabalho dos bombeiros. | Foto: Reprodução/TV Globo](https://adm.aratuon.com.br/assets/d3df2d3a-2e66-4231-bc5d-8e2ece98294a.jpeg?width=1280&format=webp&)
O local, de difícil acesso devido a passagens estreitas, complicou o trabalho dos bombeiros. | Foto: Reprodução/TV Globo
O local, de difícil acesso devido a passagens estreitas, complicou o trabalho dos bombeiros. Caminhões com escadas mecânicas não conseguiram se aproximar, e os profissionais tiveram que utilizar escadas portáteis para resgatar os trabalhadores. As vítimas foram retiradas minutos antes de as chamas se alastrarem para o andar onde estavam. À TV Globo, um dos sobreviventes relatou que o fogo começou no térreo. “Foi muito rápido, lambeu tudo!”, disse. Veja um vídeo do resgate:
Incêndio destrói fábrica de fantasias no Rio de Janeiro; 12 ficaram feridoshttps://t.co/kbu0Qm99Wd pic.twitter.com/ZJLoxH1EX7
— Aratu On (@aratuonline) February 12, 2025
Até o momento, os bombeiros já retiraram 17 pessoas de dentro do galpão. No entanto, as chamas continuam a se espalhar, ameaçando prédios residenciais vizinhos. Treze unidades operacionais foram mobilizadas após o acionamento dos bombeiros, às 7h39, para atender à ocorrência na Rua Roberto Silva, 145.
![As causas do incêndio ainda não foram confirmadas. | Foto: Reprodução/TV Globo](https://adm.aratuon.com.br/assets/fa3262f1-b901-4939-8cb7-7832a643cb0e.jpeg?width=1280&format=webp&)
As causas do incêndio ainda não foram confirmadas. | Foto: Reprodução/TV Globo
A Maximus Confecções é a principal fornecedora de fantasias para escolas de samba da Série Ouro e da Intendente Magalhães. O Império Serrano, uma das agremiações beneficiadas, informou que toda a produção da escola estava no galpão. Além de fantasias, a fábrica também produzia camisas de alas e fardas para as forças de segurança do Rio de Janeiro.
A TV Globo apurou ainda que a confecção funcionava 24 horas por dia, com diferentes turnos, para atender à demanda a poucos dias dos desfiles. As causas do incêndio ainda não foram confirmadas.