Homem envolvido na 'Chacina de Portão' é condenado a 79 anos de prisão
O crime aconteceu em 18 de maio de 2019, no bairro de Portão, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador
Por Da Redação.
Após quase dois anos da prisão do mandante do crime, mais um homem envolvido na ‘Chacina de Portão’ foi condenado à prisão pelo Tribunal do Júri da comarca de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Eduardo Santos da Silva, que está foragido da Justiça, foi sentenciado a 79 anos por conta dos homicídios.
Nesta última quinta-feira (11/7), o réu foi condenado a 65 anos de reclusão pelo assassinato de cinco pessoas. O acusado já havia sido condenado por mais um homicídio, praticado no mesmo ato, a 14 anos de prisão. Segundo o promotor de Justiça, Márcio Bellazzi de Oliveira, todos os seis homicídios foram cometidos pelo grupo de criminosos do qual Eduardo fazia parte.
Um dos homens envolvidos na ação criminosa, Paulo Robson Carvalho Santos, faleceu em 2020. Outros dois, Cláudio de Jesus Soares (que ordenou a ação) e Mateus Santos de Jesus, foram condenados e estão presos.
O mandante do crime foi preso no dia 17 de novembro de 2022 e, de acordo com a denúncia divulgada na época, Cláudio de Jesus Soares era líder do tráfico de drogas de uma facção e comandou a chacina do Complexo Penitenciário da Mata Escura, onde já cumpria pena por outro delito.
Além disso, o acusado convocou três homens e dois adolescentes para o crime, que tinha como objetivo, também, a execução de traficantes e pessoas da comunidade, que é geograficamente dominada por um grupo rival.
+ Mandante da “Chacina de Portão” é condenado a 75 anos de prisão; relembre
RELEMBRE O CASO
A chacina aconteceu no dia 18 de maio, na rua Boca da Mata, bairro de Portão, em Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS). A sexta vítima morreu depois, no Hospital Menandro de Farias.
Os mortos foram identificados como: Rogério Oliveira da Silva, 36 anos, Raimunda Jesus dos Santos, 35 , Guilherme Gomes da Silva, 19, P. F. DOS S., 15 e R. F. S., 12, e Arthur Silva de Jesus Moreira, 23.
Na época, testemunhas disseram que os atiradores estavam a bordo de um veículo modelo Siena, de cor prata, que passou pelo local efetuando os disparos.
LEIA MAIS: Apontado como líder de facção, homem morre após troca de tiros com a PM em Sussuarana
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).