Geral

GUERRA CONTRA O AEDES: militares do Exército serão treinados para combate ao mosquito

GUERRA CONTRA O AEDES: militares do Exército serão treinados para combate ao mosquito

Por Da Redação

GUERRA CONTRA O AEDES: militares do Exército serão treinados para combate ao mosquitoDriele Veiga/Tv Aratu

O 19º Batalhão do Exército, em Salvador, anunciou nesta sexta-feira (29/01), que 110 militares serão treinados pela Secretaria de Saúde da Bahia para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação da Força Armada será em conjunto com os agentes de saúde da capital baiana. Todos visitarão residências com o objetivo de orientar a população sobre os focos de proliferação do mosquito.


Pela manhã, o governador da Bahia, Rui Costa, apresentou à presidente Dilma Rousseff, por meio de videoconferência, outras ações de combate ao Aedes. Ao lado do Secretário de Saúde, Fábio Vilas-boas, o chefe do executivo baiano anunciou uma mobilização com as prefeituras para combate do mosquito no retorno às aulas, além de campanha em rádio e TV para informar sobre os riscos da doença.


videoconferência dilma 3

Rui Costa ao lado do secretário de saúde, Fábio Vilas Boas, durante conferência com a presidente. Foto: Mateus Pereira/divulgação


O mosquito é vetor de doenças como Zika e Dengue. A suspeita é que a Zika em grávidas cause microcefalia nos bebês. De outubro até agora, a Bahia registrou 533 casos suspeitos. Cento e trinta e cinco crianças passaram por tomografias, sendo que 90 tiveram confirmação de diagnóstico da doença, com maior concentração dos casos (60%) em Salvador.


Em 13 exames foram detectadas alterações severas no cérebro. Uma das ações do Governo da Bahia de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito será uma campanha de conscientização via celular, dirigida à comunidade de toda rede estadual de ensino.


Durante a videoconferência, Rui Costa informou à presidente Dilma que há cerca de um mês reuniu-se com as Prefeituras dos 100 municípios onde houve maior incidência do Aedes, reforçando a articulação para combater o mal. Houve uma solicitação para que os municípios notificassem à Sesab regularmente sobre os casos da doença, o que é feito, atualmente, por 170 prefeituras das 417 de toda a Bahia.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.