Geral

FESTIVAL DO POETA: Evento homenageia 171 anos de Castro Alves, no Recôncavo Baiano

FESTIVAL DO POETA: Evento homenageia 171 anos de Castro Alves, no Recôncavo Baiano

Por Da Redação

FESTIVAL DO POETA: Evento homenageia 171 anos de Castro Alves, no Recôncavo BaianoReprodução

Do site Bahia10, parceiro do Aratu Online


A cidade que leva o nome do poeta Castro Alves, que completa 171 anos de nascimento nesta quarta-feira (14/3), recebe há cinco dias a 18ª edição Festival do Poeta. O município, localizado a 190 km de Salvador, foi batizado com o nome do escritor desde 1900.


No palco instalado na praça da cidade acontecem apresentações de poesias e danças, encenadas por crianças de escolas municipais, além de feira de artesanatos e shows. É o primeiro ano do evento, que acontece nesta terça, dia de feriado na cidade.


Antes de levar o nome de Castro Alves, o município era chamado de ?Curralinho?, porque servia de passagem para antigos tropeiros, com destino a Feira de Santana, localizada a 100 km da capital.


O local abrigava uma fazenda, cujos proprietários eram os avós do poeta abolicionista. Na terra havia cultivo de fumo, feijão e cana de açúcar.


A cidade mantém até hoje o casarão da família de Castro Alves, onde funciona um museu, que guarda a história do lugar e o acervo do poeta.


Há registro de pelo menos 13 obras escritas por ele na cidade que depois foi batizada com seu próprio nome. ?Entre elas O Hóspede, Aves de Arribação, Os Perfumes e outras que são conhecidas mundialmente?, informa.


O museu expõe ainda na parede, o retrato do avô do poeta, José Antônio da Silva Castro, que foi general do Exército e também chamado de ?Periquitão?. O visitante que for conhecer o casarão pode ver também o tinteiro que o poeta usou para escrever suas obras.


?Ele usou esse tinteiro para escrever suas belas poesias que hoje nós passamos para nosso alunos para conheceram e vivenciar esse momento. A história de Castro Alves é muito inspiradora e nos deixa muito orgulhosos como moradores?.


Além de ?Curralinho?, o poeta ainda viveu, só no Recôncavo baiano, em Cabaçeiras do Paraguaçu, Cachoeira e São Félix. O escritor viveu também em Salvador, com os pais, e passou por Recife e São Paulo.


Confira programação do evento:



LEIA MAIS: XIQUE-XIQUE: Polícia descobre 20 mil pés de maconha com sistema de irrigação


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline


*Publicada originalmente às 10h59 (14/3)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.