Geral

"Doação" de deputados baianos contra coronavírus? "O dinheiro já é do cidadão", diz cientista político

"Doação" de deputados baianos contra coronavírus? "O dinheiro já é do cidadão", diz cientista político

Por Cris Almeida

"Doação" de deputados baianos contra coronavírus? "O dinheiro já é do cidadão", diz cientista políticoAgência Alba

No dicionário, doação que dizer "transmissão gratuita de bens ou de qualquer quantia ou objeto que constitui propriedade". Emenda parlamentar, portanto, não se encaixa na definição. Está mais para "direito já garantido pelo Estado". É o que diz o cientista político Jorge Almeida, ao comentar a divulgação feita pela bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).


Por meio de nota, alguns deputados afirmaram que estão 'ajudando' no combate ao coronavírus na Bahia usando o recurso. O grupo informou que a verba deve ser destinada, em sua totalidade, para a compra de aparelhos médicos e implantação e desenvolvimento de estratégias de combate.


LEIA MAIS: Rui Costa anuncia compra de 400 respiradores da China e agradece doação da Fie


LEIA MAIS: Idoso morre com suspeita de coronavírus no interior da Bahia; Equipe médica aguarda resultado de exames


"Doação seria se tirassem dos seus salários, mas não é um dinheiro para uso pessoal. O Estado dá o direito dos deputados escolherem para qual área eles vão destinar esse recurso, se educação, saúde, obras...o que eles fizeram, na realidade, foi destinar todo esse valor, que já é da sociedade, para esse setor, que no momento precisa mais. O dinheiro já é do cidadão, eles destinaram ele para determinadas entidades para que elas possam fazer a aplicação desses recursos", explicou o especialista. 


Cada um dos 63 deputados da Alba dispõe de cerca de R$ 1.570 milhões de emenda parlamentar. De acordo com a Lei Orçamentária de 2020, os deputados têm a obrigação de destinar no mínimo 50% desse valor para a área de saúde; 25% para a área de educação; e, no máximo, 25% para execução em qualquer área temática enviada pelo Governo do Estado. 


De acordo com Jorge, o mais benéfico para o país seria que essa ação fosse generalizada, imposta pelos poderes. "O mais correto é que o Congresso e as casas legislativas, tanto do Estado, quanto do município, tomassem essa posição e pegassem esse dinheiro de todos os parlamentares. É positivo para enfrentarmos a pandemia. Claro que só essa atitude não resolve, mas ajudaria muito o Estado a garantir higiene, atendimento e condições de vida às pessoas", completou. 


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.