Geral

Direito de pacientes receberem tratamento médico sem sangue será decidido pelo STF

O julgamento visa estabelecer o direito de Testemunhas de Jeová optarem por estratégias médicas que não utilizam transfusão de sangue de outra pessoa

Por Da Redação

Direito de pacientes receberem tratamento médico sem sangue será decidido pelo STFCréditos da foto: Reprodução / freepik
O Supremo Tribunal Federal prosseguirá, nesta quarta-feira(25/9), com o julgamento de duas ações que visam estabelecer o direito de Testemunhas de Jeová optarem por estratégias médicas que não utilizam transfusão de sangue de outra pessoa durante procedimentos médicos.
O julgamento teve início na última quinta-feira (19/9),  e cinco ministros já votaram concordando com a tese defendida por esses pacientes, o que inclui o direito à utilização dessas opções alternativas de tratamento mesmo que elas só estejam disponíveis em outro domicílio, devendo o Estado assumir os custos dessa transferência.
Entre as opções, além da transfusão de sangue de outras pessoas, estão: a máquina de recuperação intraoperatória (relacionada na Portaria 346/201) e medicamentos como eritropoetina e fatores de coagulação, entre outros, previstos na RENEM (Relação Nacional de Medicamentos Essenciais).
Cinco ministros ainda declararão seus votos na sessão desta quarta-feira, restando um voto para que seja formada maioria em favor do reconhecimento do direito desses pacientes.
LEIA MAIS: Igreja Católica pode reconhecer mais uma santa de Salvador, Vitória da Encarnação; conheça
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e BlueSky.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.