Dia da Onça Pintanda: maior felino das Américas sofre com caça predatória
Considerada como espécie vulnerável, a onça é um felino de comportamento solitário e, diferente dos parentes, gosta de água
Comemorado nesta quarta-feira (29/11), o Dia da Onça Pintada celebra esse que é o maior felino das Américas, podendo medir cerca de 1,90 m e pesar aproximadamente 130 kg, esses “gatinhos” têm sofrido com a caça predatória esportiva.
Uma reportagem gravada no Zoologico de Salvador, exibida no Programa Universo desta quarta-feira, mostrou a área destinada para esses animais. Segundo o veterinário Marcos Leônidas, esses felinos de hábitos solitários são mantidos em espaços individuais e se encontram apenas em períodos de acasalamento.
O profissional aponta ainda que as onças estão no pequeno grupo de felinos que gosta de água, portanto, nesse período de altas temperaturas, bebem bastante líquido e vários banhos ao longo dos dias.
Segundo informações da WWF Brasil trazem que a diminuição do terreno florestal, seu ambiente, aliado à ação de caçadores, representa um risco para a preservação desses animais, sendo as onças consideradas como espécie vulnerável pelo Ibama.
Confira:
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!