Defensoria investiga operação policial que deixou 12 mortos em Coutos

Abertura da investigação da Defensoria Pública foi oficializado no Diário Oficial

Por Da Redação.

A Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE-BA) abriu uma investigação para apurar as circunstâncias de uma operação da Polícia Militar que resultou na morte de 12 homens no bairro de Fazenda Coutos, no subúrbio de Salvador, em março deste ano.

O caso, agora sob análise por meio do Procedimento para Apuração de Dano Coletivo (PADAC), foi oficializado na quarta-feira (9) com a publicação no Diário Oficial.

Defensoria abre investigação contra operação policial que vitimou 12 homens no Subúrbio. Foto: Divulgação | SSP-BA

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação foi motivada por relatos de que um grupo fortemente armado, supostamente ligado a uma organização criminosa, havia invadido a região. Em resposta, a PM intensificou as diligências no local.

A Defensoria solicitou reuniões com representantes da SSP-BA e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) para discutir a operação e obter informações sobre o uso de câmeras corporais pelas forças de segurança do estado. 

Entre as medidas sugeridas está ainda a criação de um canal específico para denúncias de desaparecimentos após abordagens policiais, a ser implementado em parceria com a SSP-BA e a Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV).

A instituição também propôs a realização de uma audiência pública para debater o aumento da letalidade policial na Bahia, com a participação de órgãos públicos e entidades da sociedade civil.

Relembre o caso

Segundo informações preliminares, a ação policial ocorreu após uma tentativa do Comando Vermelho (CV), em aliança com a facção A Tropa, de tomar o controle do tráfico de drogas na região dominada pelo Bonde do Maluco.

De acordo com a SSP, os suspeitos baleados foram socorridos e levados pelos próprios policiais ao Hospital do Subúrbio, onde as mortes foram confirmadas. Na operação, os agentes apreenderam 12 armas de fogo, incluindo submetralhadoras, revólveres e pistolas, além de carregadores, balaclavas, rádios comunicadores, drogas e balanças de precisão.

Operação policial apreendeu armas e munições. Foto: Divulgação | SSP-BA

12 Suspeitos

Ao todo, 12 homens morreram durante a ação, mas um deles ainda não foi identificado pelas autoridades. Entre os atingidos, estão dois adolescentes de 17 anos. Confira a lista divulgada pela SSP-BA.

- Francisco Ariel Freire Santos - 27 anos 

- João Cledison Santos Souza - 18 anos 

- Uendel Vitor Rodrigues dos Reis - 20 anos 

- Douglas Campos da Silva Batista - 27 anos 

- Leidson Maxwel da Costa Silva - 27 anos 

- Jackson Vitor Araújo dos Santos - 20 anos 

- Félix de Oliveira Rodrigues - 19 anos 

- Wendel Henrique Nunes dos Santos - 20 anos 

- Davi Costa dos Anjos - 17 anos 

- Paulo Ricardo Santos Pereira - 17 anos 

- Samuel da Luz Nascimento de Sousa - 24 anos

Leia Mais: Doze homens morrem em confronto com a polícia no Subúrbio de Salvador

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.