Defensoria da Bahia lança cartilha para prevenção do abuso e violência na infância
A cartilha tem o público infantil como alvo e aborda aspectos como a consciência corporal das crianças
As nuances que separam gestos carinhosos de comportamentos abusivos são a temática da cartilha informativa “Eu Me Protejo”, que será lançada pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE BA) nesta quinta-feira (27/4), no auditório do Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia (ESDEP), no bairro do Canela, em Salvador.
A cartilha tem o público infantil como alvo e aborda aspectos como a consciência corporal das crianças, o papel do consentimento, a importância de estabelecer limites na convivência com conhecidos e desconhecidos, e como e onde buscar ajuda se algo estiver errado. O lançamento contará com exposições da escritora e psicóloga especialista em saúde mental Neusa Maria, e da jornalista e mestre em estudos sobre Diversidade pela City of University of New York, Patrícia Almeida.
Fruto de colaboração entre o projeto “Eu Me Protejo” – formado por especialistas e profissionais da Educação, da Psicologia, do Direito e da Medicina – junto com a Coordenadoria Especializada de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente da DPE/BA e a Coordenadoria Especializada de Direitos Humanos, a iniciativa recorre a ilustrações e linguagem simples e acessível para abordar exemplos sobre o que é adequado ou não em momentos rotineiros como a hora do banho, a troca de roupa ou a ida ao banheiro.
O livreto também apresenta o trabalho da Defensoria Pública e reforça o papel da instituição como instrumento para a educação em direitos, para prevenir episódios de abuso e violência na infância.
O conteúdo também está disponível para download e consulta do público por QR Code.
Serviço:
Lançamento da cartilha Eu Me Protejo
Quando: 27 de abril (quinta-feira), das 9h às 13h
Onde: Auditório da Escola Superior da Defensoria Pública da Bahia: Rua Pedro Lessa, 123 – 1º andar – Canela, Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!