De olho nos "gatos": Neoenergia Coelba recupera energia roubada que abasteceria toda Salvador por um mês
Os desvios de energia forma encontrados em todos os municípios baianos e tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros.
Cerca de 303 milhões de quilowatts-hora (kWh) foram recuperados pela Neoenergia Coelba entre janeiro e setembro de 2022 - quantidade de energia suficiente para abastecer toda a capital baiana, Salvador, por 30 dias. O resultado é fruto de ações de combate a desvios de energia, chamados popularmente de "gatos".
Só no último trimestre, foram mais de 106,8 milhões de kWh recuperados. Os resultados foram obtidos após ações de inspeções e regularização de clientes por parte da Coelba, sobretudo a desarticulação de ligações clandestinas de energia.
Até setembro deste ano, foram realizadas mais de 230 mil inspeções na área de concessão da Neoenergia Coelba, com os desvios de energia sendo encontrados em todos os municípios e tipos de unidades consumidoras: residenciais, comerciais, indústrias, fazendas, dentre outros. Além das verificações, a empresa substituiu 133 mil medidores obsoletos e/ou defeituosos.
Outra ação realizada pela distribuidora é a instalação de medidores de energia para consumidores que ainda não têm o equipamento, estando irregulares. A solicitação pode ser feita às concessionárias e a ligação é realizada de forma gratuita. Até setembro deste ano, foram regularizadas 48 mil ligações clandestinas.
CRIME E DENÚNCIA
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Além disso, os desvios de energia prejudicam todos os clientes, já que promovem modificações inapropriadas na rede, trazendo riscos à vida, e parte do valor da energia furtada acaba sendo pago entre todos os consumidores.
As denúncias para os crimes podem ser feitas de forma anônima pelas Centrais de Relacionamento, como o teleatendimento 116, ou o site www.neoenergiacoelba.com.br.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!