Contagem regressiva: obras do tramo III do Metrô de Salvador se aproximam dos 60% de conclusão
Na região metropolitana, com cerca de quatro milhões de habitantes, o metrô é responsável pelo deslocamento diário de aproximadamente 300 mil usuários.
As obras do tramo III do sistema metroviário de Salvador-Lauro de Freitas estão se aproximando dos 60% concluídos. O novo trecho, incluindo todo o sistema e equipamentos, está orçado em cerca de R$ 615 milhões, e quando entrar em operação vai acrescentar mais 50 mil passageiros ao fluxo diário do equipamento.
A expectativa do Governo do Estado é que moradores de bairros como Cajazeiras, um dos mais populosos da capital, Marechal Rondon, Porto seco, Dom Avelar, Águas Claras e Vila Canária possam se deslocar com facilidade e segurança para outras regiões, facilitando a geração de emprego e renda e dinamizando a economia da capital.
Segundo o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Eduardo Copello, serão implantadas duas novas estações ao longo dos novos cinco quilômetros de trilhos.
“O metrô vem da estação Pirajá, margeia a BR-324 até a estação Águas Claras - Cajazeiras, na confluência da Avenida 29 de Março com a BR-324”. Copello destaca que, em Águas Claras, estão sendo construídos ainda a nova estação rodoviária de Salvador e um terminal de ônibus urbano e metropolitano. “Chegaremos a 38 quilômetros de trilhos até o final deste ano. Serão 22 estações e 8 terminais de integração de ônibus”.
MOBILIDADE URBANA
Para o secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado, Eures Ribeiro, o metrô representa uma revolução para Salvador. “É um grande ganho social para os soteropolitanos. E agora são mais cinco quilômetros, com duas novas estações , e terminando com a rodoviária. Um grande avanço social para a população que usa o sistema público. E o metrô é o sistema público mais moderno”.
Atualmente, a CCR Metrô Bahia, concessionária do sistema, opera duas linhas, com 33 quilômetros de extensão, 20 estações, 8 terminais de integração com ônibus, frota de 40 trens, sendo cada um com quatro carros. O sistema, que emprega diretamente 1.300 colaboradores, transporta cerca de 300 mil passageiros por dia.
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