Confira mini manual para o Enem; prova acontecerá a menos de duas semanas
Confira mini manual para o Enem; prova acontecerá a menos de duas semanas
A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, acontecerá no dia 3 de novembro. Serão 5h e 30min para responder as 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas, além da redação. Já no domingo seguinte (10/11), serão cinco horas de prova para questões de matemática e ciências da natureza.
Confira aqui um mini manual do Enem para revisar pontos da avaliação ou conhecer o que pode e o que não deve ser feito durante a aplicação do exame.
COMO ESTUDAR PARA O ENEM
É importante que o estudante conheça como a avaliação é construída, através da Matriz de Referência do Enem e do próprio edital. Além de consultar documentos essenciais como a Cartilha do Participante, que traz dicas de como estruturar a redação, com explicação da correção, os critérios usados para destruição dos pontos, além de exemplos dos textos nota 10 de edições passadas. O estudante pode contar ainda com a plataforma Hora do Enem, da TV Escola.
ESTRUTURA DA PROVA
São quatro provas objetivas, totalizando 180 questões. São 45 questões em cada área do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
Na redação, são exigidas 7 linhas no mínimo ou 30 linhas no máximo. O texto deve se adequar ao modelo dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
DATAS E HORÁRIOS
A previsão é que os gabaritos e cadernos de questões sejam divulgados no dia 13 de novembro, segundo o Inep. Já a divulgação dos resultados oficiais está prevista para janeiro de 2020, para os participantes regulares e março de 2020 para participantes treineiros.
O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, por meio do Sisu, e particular, através do Prouni e do Fies. E também para universidade no exterior, a exemplo de instituições portuguesas que também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria com o exame.