Cometa gigante a caminho da terra é descoberto; astrônomos acharam que fosse um planeta
A notícia começou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (1/10) porque, a princípio, os estudiosos acharam que se tratasse de um planeta anão, como Plutão, mesmo que a órbita parecesse com a de um cometa.
O terráqueo não tem um dia de paz: dois astrônomos descobriram a existência de provavelmente o maior cometa já visto, em junho de 2021, dentro do sistema solar. A notícia começou a circular nas redes sociais nesta quinta-feira (1/10) porque, a princípio, os estudiosos acharam que se tratasse de um planeta anão, como Plutão, mesmo que a órbita parecesse com a de um cometa.
O “mega cometa” está em uma trajetória do Sistema Solar externo, ou seja, está nas próximidades da terra e dos planetas próximos a nós. Mesmo assim, O elemento C/2014 UN271 (Bernardinelli-Bernstein) fará sua abordagem mais próxima da Terra em 2031 e ainda estará mais distante do que Saturno, cerca de 11 unidades astronômicas de distância (1 UA que é igual a distância da Terra ao Sol), o que não deve causar grandes alterações no nosso planeta.
O corpo celeste faz parte dos 461 objetos que foram apontados como objetos desconhecidos. De acordo com um artigo publicado pelo Astrophysical Journal Letters e divulgado pelo Olhar Digital, a órbita já foi traçada e a sua última aproximação com o Sol foi há aproximadamente 3,5 milhões de anos. Foi quando ele chegou a apenas 18 unidades astronômicas de distância, que é quase o dobro da distância que vai atingir desta vez - e mesmo assim, deve ficar na altura de Urano.
LEIA MAIS: "UFC Aeroporto": motoristas "saem na mão" na frente de passageiros em Salvador; assista a confusão
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.