CNU: candidatos reintegrados que concorrem a cotas começam processo de heteroidentificação
Procedimentos para validação de reserva de vagas destinadas a pessoas negras no CNU começam nesta segunda-feira
Começam nesta segunda-feira (23) os procedimentos de heteroidentificação para os candidatos reintegrados do Concurso Nacional Unificado (CNU) que concorrem às cotas. A lista de convocação está disponível na área do candidato no site da Fundação Cesgranrio, no menu "Resultados e Convocações".
No mesmo espaço, é possível verificar se houve alterações na situação de cada participante em função de processos judiciais.
Na última sexta-feira (20), mais de 32 mil candidatos foram reintegrados ao concurso por dois principais motivos:
1. Garantir a correção da prova escrita para candidatos às vagas reservadas para pessoas negras, em quantidade proporcional à dos concorrentes de ampla concorrência;
2. Anular a eliminação de candidatos que não preencheram corretamente uma das formas de identificação do gabarito, como a "bolinha" ou a frase da capa.
Com as mudanças, a divulgação da lista final de aprovados, anteriormente prevista para 21 de dezembro, foi adiada para 11 de fevereiro de 2025.
Candidatos que se autodeclararam negros deverão se apresentar à comissão de heteroidentificação nos dias 11 e 12 de janeiro de 2025. Durante o procedimento, serão realizadas:
- Coleta de dados biométricos;
- Exame grafológico;
Todo o processo será filmado pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame.
Os candidatos podem ser eliminados caso:
- Não compareçam ao procedimento de heteroidentificação;
- Recusem-se a ser filmados;
- Recusem-se à coleta de dados biométricos ou ao exame grafológico.
Verificação para candidatos indígenas
Os participantes que concorrem às vagas reservadas para pessoas indígenas passarão pela Comissão de Verificação Documental Complementar, também nos dias 11 e 12 de janeiro de 2025. Essa etapa analisa exclusivamente a documentação comprobatória de pertencimento étnico enviada no ato da inscrição. O edital reforça que não será permitido enviar novos documentos.
Pessoas com deficiência
Já os candidatos que se declararam pessoas com deficiência (PCD) deverão passar por perícia médica, realizada por uma equipe multiprofissional designada pela Cesgranrio. A avaliação, de caráter biopsicossocial, será baseada na documentação médica enviada no momento da inscrição, que deve:
- "Atestar a espécie e o grau ou nível de deficiência (se conhecido), bem como a provável causa da deficiência".
O resultado preliminar da avaliação será divulgado em 17 de janeiro, e os recursos poderão ser apresentados até 18 de janeiro.
Cronograma atualizado
- 11 e 12 de janeiro de 2025: Procedimentos de heteroidentificação, verificação documental para indígenas e perícia médica para PCD.
- 17 de janeiro de 2025: divulgação dos resultados preliminares das avaliações.
- 18 de janeiro de 2025: prazo final para recursos.
- 11 de fevereiro de 2025: divulgação da lista final de aprovados.
+ Operação Overclean prende ex-superintendente da SSP-BA
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).