Centro de ritual pataxó é incendiado na Bahia; "a gente vive sendo atacado"

Centro de ritual pataxó é incendiado na Bahia; "a gente vive sendo atacado"

Por Da Redação.

Centro de ritual pataxó é incendiado na Bahia; "a gente vive sendo atacado"reprodução/YouTube

O centro de rituais do povo pataxó, na cidade de Porto Seguro, foi alvo de um incêncio nesta quinta-feira (14/11). Segundo o secretário da Associação de Jovens Indígenas Pataxó, Emerson Pataxó, há suspeitas de que o incendio tenha sido provocado por não indígenas.

Emerson diz que membros da Aldeia Barra Velha, onde aconteceu o incêndio, ouviram barulho de um motor de automóvel que circulava em alta velocidade na região, logo após um ritual. Para ele, isso reforça a suspeita de que o objetivo do incêndio era destruir um símbolo importante da etnia, já que a aldeia era considerada a mãe dos pataxó. "Foi uma das primeiras que o povo pataxó organizou, no período pós-colonização portuguesa", conta o secretário.

O secretário também diz que há interesse na terra, que tem 54 mil hectares. "Fica em um espaço que é muito bem visto pelo mercado do turismo. Tem uma das mais lindas praias da Bahia. A gente vem enfrentando, tanto em Barra Velha como outras aldeias, ameaças de cunho racista e de intolerância religiosa", revelou. "Aqui é uma área de interesse e a gente vive sendo atacada e ameaçada a todo instante", denunciou. Emerson afirma que a Fundação Nacional do Índio (Funai) já foi notificada sobre as chamas desta madrugada.

Em maio deste ano também foi registrado um caso de violência contra três índios pataxó, na mesma aldeia. O grupo foi ferido por armas de fogo, por seis homens que invadiram a comunidade.

LEIA MAIS: Suspeito de estuprar vizinha de 11 anos é preso no Recôncavo; mais três são presos

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.