ALERTA: Febre nas academias, crossfit pode se transformar em dor de cabeça para os praticantes
ALERTA: Febre nas academias, crossfit pode se transformar em dor de cabeça para os praticantes
O crossfit, conjunto de atividades que estimula o treinamento de força e condicionamento físico, se tornou febre nas academias brasileiras nos últimos anos. Corpos definidos, músculos fortes e à mostra para olhos que os veem, admiram e já projetam algo parecido para si próprios. Quem será o sarado da próxima estação?
Para especialistas na área de saúde, contudo, outros questionamentos vem à tona. Feita de forma indiscriminada e sem o acompanhamento médico necessário, a atividade pode se transformar em dor de cabeça para os adeptos.
Para o professor de fisioterapia Victor Guida, a prática é mais intensa do que a maioria das outras, por conta da natureza dos exercícios, e pode virar um problema. ?No Crossfit, há uma mistura de velocidade, intensidade e amplitude. Nele, os movimentos têm que ser feitos com precisão. Aí é que mora o problema?, explica.
Ele complementa dizendo que ?a atividade não é necessariamente lesiva. Ela é potencialmente mais danosa do que outras com uma carga menor, como o pilates, por exemplo, e oferece resultados em um espaço curto de tempo. Mas, quanto mais rápida a transformação, mais maléfica ela pode ser para o seu corpo. A mistura pode ser um pouco perigosa?.
Contudo, Guida ressalta que o ponto principal não está na atividade em si, mas na maneira como ela é praticada. Procurar uma academia conceituada e se unir a profissionais que orientem corretamente os alunos são passos fundamentais para quem quer ficar longe das lesões.
Já o professor de educação física Everton Pacheco concorda com esse ponto de vista. ?Ela é benéfica, quando bem orientada. Existem algumas medidas que precisam ser tomadas: procurar um profissional, realizar uma avaliação, que vai determinar quais os limites corporais do aluno, e o respeito a individualidade de cada um?.
Joelho, costas e ombros: Pontos sensíveis, que merecem atenção redobrada
Quem não toma esses cuidados pode cometer erros e expor o seu corpo. Guida explica que, normalmente, as lesões são provocadas por sobrecarga de exercícios, falta de aptidão corporal para realização de determinados movimentos, desatenção ao treino e desrespeito ao que cada um consegue realizar.
As áreas mais atingidas são o joelho, costas e ombros. ?Trato de muitas pessoas com problemas de cartilagem e lesões de menisco. Além disso, muitos pacientes acabam procurando o consultório com lombalgia e problemas na região dos ombros?.
Pacheco concorda e complementa que o professor tem papel fundamental, não só para orientar os alunos, mas para ajudá-los a entender até onde ele pode ir. ?Dentro de qualquer treinamento, a cachaça do professor é a avaliação. Isso deve ser feito diariamente. Aí entra o nosso papel. Impondo limites, determinando etapas e mostrando que o respeito a esse planejamento traz os resultados?.
Com o verão batendo à porta, cresce o número de sedentários que inicia uma corrida, muita vezes desesperada, pelo corpo perfeito. Saber dosar, respirar e ouvir com atenção o seu corpo é vital para quem busca saúde. Algo que vai além da ilusão do corpo perfeito.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
*Publicada originalmente às 15h48 (17/12)