ADEUS: Morre o arquiteto Frederico Mendonça, ex-diretor do IPAC
ADEUS: Morre o arquiteto Frederico Mendonça, ex-diretor do IPAC
O ex-diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Frederico Rodrigues da Costa Mendonça, morreu na manhã desta segunda-feira (25/4). Ele dirigiu a instituição entre 2007 e 2014 e estava internado no Hospital Jorge Valente, em Salvador.
Mendonça era graduado e mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e tinha outras duas especializações, sendo uma delas pela Universidade de Bradford, na Inglaterra, e outra pelo Instituto de Urbanismo da Universidade de Paris XII.
Na gestão de Frederico Mendonça à frente do IPAC, destacam-se obras do Programa ‘Monumenta em Cachoeira’, São Félix (Recôncavo baiano) e Lençóis (Chapada Diamantina) com a entrega da restauração de 80 imóveis, monumentos, igrejas e outras edificações religiosas, além de ruas, praças e as orlas de São Félix e Cachoeira urbanizadas.
Em Salvador, foram aprimorados os processos de proteção legal aos bens culturais, regularizando processos de tombamento provisório que já datavam mais de 30 anos, como a Igreja de Brotas. De 2007 a 2014, totalizaram-se oito registros de Bens Culturais Imateriais baianos, como Carnaval de Maragojipe, Festa da Boa Morte, Festa de Santa Bárbara, Desfile dos Afoxés, e os Ofícios da Baiana de Acarajé e do Vaqueiro, dentre outros.
O corpo do ex-diretor foi sepultado na tarde desta segunda-feira (25/4) no Cemitério do Jardim da Saudade.