Abrigo para pacientes com Covid-19 recebeu R$ 1 milhão da Prefeitura de Ilhéus, que vira alvo da Polícia Federal
Segundo a PF, foi apurado que, no município, mediante dispensa de licitação, uma empresa foi contratada sem capacidade técnica e operacional cabalmente demonstradas.
Uma operação para combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos federais que deveriam ser empregados no enfrentamento da pandemia do coronavírus foi deflagrada nesta quarta-feira (11/8) no município de Ilhéus, a 460 km de Salvador. Participaram da ação agentes da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União.
Segundo a PF, foi apurado que, no município, mediante dispensa de licitação, uma empresa foi contratada sem capacidade técnica e operacional, cujo objeto social é “recreação e lazer”, para gerir abrigo de campanha destinado ao acolhimento de pacientes infectados com Covid-19. A empresa recebeu cerca de R$ 1.200.000,00,00.
A PF sustentou que as investigações iniciaram em novembro de 2020 e revelaram fortes indícios de fraudes, como ausência de detalhamento do objeto licitado, cotação fraudulenta de preços, direcionamento e início da execução do serviço que seria contratado antes mesmo do encerramento do procedimento de dispensa de licitação.
Ao todo, 36 policiais federais e nove servidores da CGU estão cumprindo nove mandados de busca e apreensão nos em Ilhéus e Itabuna, todos expedidos pelo Tribunal Regional Federal 1ª Região. Os investigados responderão pelos crimes de fraude a licitação, estelionato, peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica e associação criminosa.
Operação da PF combate fraudes em licitação relacionada com pandemia no Sul da Bahia. pic.twitter.com/LKH72Nhc7C
— Aratu On (de 🏠) (@aratuonline) August 11, 2021
O Aratu On solicitou posicionamento da Prefeitura de Ilhéus, mas a gestão não tinha se pronunciado até a publicação desta reportagem.
LEIA MAIS: Você sabe como cada deputado federal baiano votou na PEC do voto impresso? Confira
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.