Professores anunciam paralisação de 24 horas das universidades estaduais na próxima segunda (19)
Professores recusaram proposta de negociação do governo
Por Da Redação.
Os professores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs), rejeitaram a proposta de recomposição salarial do Governo Estadual, e anunciaram uma greve de 24h, na próxima segunda-feira (19) - dia em que será realizada uma nova rodada de negociação, na Secretaria Estadual da Educação, a partir das 14h30.
Entre as universidades envolvidas estão: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual Do Sudoeste Da Bahia (Uesb) e Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
A assembleia da Associação dos Docentes da UNEB (ADUNEB) aconteceu na quarta-feira (14/8), no Campus de Salvador. Professores presentes na atividade entenderam que, embora a proposta do governo tenha sido rebaixada, houve um avanço nas negociações.
PARALISAÇÃO
Os professores das UEBAs também aprovaram uma contraproposta que será apresentada ao governo na reunião de segunda-feira. A proposição foi elaborada tendo como parâmetro os ganhos reais conquistados pela categoria no governo Jaques Wagner, também do PT.
Assim, o Movimento Docente reivindica o pagamento das perdas inflacionárias do ano anterior (com base nos índices do IPCA), e acrescenta um reajuste de 4,5% de recomposição salarial, a ser pago em 1º de janeiro (data-base da categoria), pelos próximos três anos.
Além da questão salarial, as/os professoras/es das UEBAs também reivindicam a resolução para questões como as filas paradas de promoções e progressões, a implantação das mudanças de regime de trabalho remanescentes e o final da lista tríplice para a escolha de reitoras e reitores.
LEIA MAIS: Samu é acionado após suposta intoxicação alimentar no Colégio Central, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo.
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).