Estudantes de Salvador e RMS participam de vivências indígenas e afro-brasileiras em acampamento educativo
Em sua oitava edição, o projeto conta com o tema “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”
Por Da Redação.
Um grupo de estudantes das escolas municipais de Salvador e Mata de São João, na Região Metropolitana terão uma oportunidade de revisitar a história do Brasil através de um acampamento educativo, com o projeto “Era Uma Vez…Brasil”, que começou na quarta-feira (26/6) e vai terminar no dia 2 de julho.
Em sua oitava edição, com o tema “Mais do que o Ipiranga: as independências de outros Brasis”. O projeto, que ocorre durante todo o ano letivo, envolve alunos e professores de 12 cidades em três estados simultaneamente.
Além de Salvador e Mata de São João, o projeto também é realizado em Jacobina. No final do ano, 120 estudantes e professores participarão de um intercâmbio cultural de 10 dias em Portugal.
Os jovens passaram por uma imersão de oficinas de audiovisual, abordando interpretação, roteiro, som e fotografia, além de vivências afro-brasileiras no Quilombo do Quingoma, em Lauro de Freitas, e de vivências indígenas na Aldeia Portal Tupinambá, próxima à Massarandupió, em Entre Rios. A etapa imersiva será realizada na Escola Angelina Rodrigues, em Praia do Forte.
FILMES E IMERSÃO
Ao longo dos sete dias de imersão, os estudantes produzirão curtas-metragens inspirados pela temática do projeto. Estes filmes são roteirizados, produzidos, filmados e interpretados pelos alunos, resultado das oficinas de audiovisual e do aprendizado adquirido desde a etapa “Fatos Históricos”, desenvolvida de março a junho.
A produção dos curtas-metragens e o desempenho individual dos alunos serão decisivos para a seleção dos participantes do intercâmbio em Portugal, com o anúncio dos escolhidos previsto para agosto.
LEI MAIS: Em temporada em Salvador, atriz Ítala Nandi é entrevistada pelo Linha de Frente nesta sexta (28)
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).