Temporal no Rio Grande do Sul: saiba como ajudar afetados pelas chuvas
Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 feridos
A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6/5), aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 feridos.
Para fazer doações aos afetados pela tragédia, basta enviar um Pix para a chave disponibilizada pelo governo do Rio Grande do Sul. O CNPJ é 92.958.800/0001-38.
TRAGEDIA
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul. A portaria com a lista das cidades foi publicada nesse domingo (5), em edição extra do Diário Oficial da União. Pouco antes, uma primeira portaria com 265 municípios chegou a ser publicada, mas foi revista em uma nova edição.
Na última quinta-feira (2), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já havia reconhecido a situação em todo o estado, seguindo o decreto estadual publicado no dia anterior.
Os temporais afetam mais de dois terços dos municípios gaúchos, e o reconhecimento da situação de calamidade facilita o repasse de recursos para ações emergenciais e de reconstrução. De acordo com nota divulgada pela comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que esteve no estado nesse domingo, 14,5 mil pessoas foram mobilizadas nas três instâncias governamentais para as operações que resgataram, até o início desta semana, mais de 25 mil pessoas.
Até esta terça-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de nível vermelho para a região, indicando que as chuvas intensas permanecerão atingindo o estado, principalmente na região sudeste.
O nível do rio Guaíba, em Porto Alegre, chegou a quase 2,30 metros acima do seu limite de inundação. A última medição, feita às 9h desta segunda-feira (6), mostra que o nível da água está em 5,29 metros.
A cota para inundação do rio é de 3 metros. Segundo previsões do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), os níveis do Guaíba devem ficar acima dos 5 metros pelo menos nos próximos 4 dias.
A medição é feita em conjunto pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) do Rio Grande do Sul e pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). O recorde de inundação foi registrado às 8h de domingo (5), quando o rio atingiu 5,33 metros.
Com informações do SBT News e da Agência Brasil
LEIA MAIS: Igreja de Jacobina é furtada 2 vezes no mesmo final de semana; veja vídeo
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).