Homem morre após ser imobilizado por agentes da CCR Metrô; Polícia Civil investiga caso

Método utilizado é semelhante ao que vitimou o norte-americano George Floyd

Por Da Redação.

Homem morre após ser imobilizado por agentes da CCR Metrô; Polícia Civil investiga casoReprodução
Uma abordagem efetuada por agentes da CCR Metrô acabou em morte no último dia 6 de janeiro. O porteiro Edmar Santos Costa Moreira, de 38 anos, foi imobilizado pelos seguranças da concessionária e não resistiu ao método de abordagem efetuado pelos funcionários nos arredores da Estação Acesso Norte, localizado na Rótula do Abacaxi. Toda operação foi captada por vídeo de segurança e está sob investigação da Polícia Civil. Nas imagens, Edmar é levado por dois agentes, que o colocam no chão e efetuam uma abordagem truculenta, pressionando o corpo da vítima ao chão e deixando um objeto que estava em suas mãos cair na pista de ônibus da estação vinculada ao Metrô. Algumas pessoas questionam a atitude dos seguranças, mas são rechaçadas por um dos funcionários da empresa, enquanto outro segue pressionando o porteiro com um método muito parecido ao que vitimou o norte-americano George Floyd, em caso ocorrido nos Estados Unidos em 2020. Em certo momento, Edmar não reage mais e fica imóvel ao chão. Mais seguranças chegam ao local e logo depois a vítima é retirada em uma maca.  Em nota, a CCR Metrô informa que lamenta o falecimento de Edmar e expressa sua solidariedade aos familiares e amigos da vida. Ainda segundo o documento, a entidade afirma que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos. Ainda de acordo com a CCR, imagens das câmeras serão cedidas à polícia em sua integralidade e a própria concessionária elenca fatos que teriam acontecido anteriormente no vídeo que circula nesta sexta (19/1) nas redes sociais. De acordo com os advogados que atuam no caso a favor da família da vítima, nenhum órgão entrou em contato para avisar da morte de Edmar. A confirmação dos familiares aconteceu apenas 12 horas depois, quando identificaram o corpo no Instituto Médico Legal. O caso é investigado pela 2ª Delegacia Homicídios (DH/Central). De acordo com a delegacia, informações preliminares apontam que Edmar estava envolvido numa briga quando foi abordado pelos seguranças da CCR e que ele tinha porções de cocaína nos bolsos. A DH aguarda laudos periciais.  Sobre os primeiros socorros, ao constatar que o passageiro tivera mal súbito, os agentes o conduziram para a sala de APS, que conta com todos os equipamentos de reanimação e equipe treinada. No local, ele recebe atendimento até a chegada do SAMU. O SAMU é chamado enquanto o passageiro se encontrava em atendimento na sala de APS. A Companhia instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da ocorrência e os agentes já prestaram depoimento à polícia Leia na íntegra a nota da CCR Metrô sobre o caso: O Metrô Bahia lamenta o falecimento do senhor Edmar Santos Costa e expressa sua solidariedade aos seus familiares e amigos. A concessionária informa que instaurou um procedimento interno de apuração dos acontecimentos na manhã de 6 de janeiro, quando agentes de atendimento e segurança da empresa foram acionados para atuar em uma ocorrência no Terminal de Ônibus Acesso Norte. Desde o ocorrido, a empresa colabora com as autoridades na investigação dos fatos, tendo cedido a elas a integralidade das imagens de suas câmeras internas, que comprovam os seguintes fatos:
  •         O passageiro ingressou no terminal cambaleando e chega a cair ao chão, sendo ajudado por outras pessoas que estavam no local.
  •         Instantes depois, ele se envolve em uma briga com um vendedor ambulante dentro de um ônibus, sendo também agredido por terceiros.
  •         Ao constatar a confusão, os agentes de atendimento e segurança se dirigem ao local e contêm o passageiro, acionando, em seguida, a Polícia Militar e o SAMU.
Os agentes que participaram do atendimento desta ocorrência foram afastados de suas funções operacionais até a conclusão das investigações. A concessionária ainda esclarece que investe em um programa contínuo de capacitação e treinamentos para os seus colaboradores, com o principal objetivo de prestar um serviço de qualidade à população. Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!

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