AO VIVO Últimas Notícias
27/11/2023 15h30 | Atualizado em 27/11/2023 15h19

Contas inativas do Google serão excluídas em dezembro; veja como manter acesso

A decisão acontece em meio à atualização do Google de contas inativas, que prevê ampliar a segurança na internet

Contas inativas do Google serão excluídas em dezembro; veja como manter acesso Foto: Divulgação/Pexels
Redação Aratu On

O Google anunciou que irá excluir, a partir de dezembro deste ano, as contas da plataforma que estiverem inativas por dois anos ou mais. A medida, aplicada a apenas perfis pessoais, engloba logins em e-mails, Workspace – Docs, Drive e Meet -, YouTube e Google Fotos. Além da perda de acesso, os conteúdos armazenados nas redes também serão excluídos.

A decisão acontece em meio à atualização da política de contas inativas, que prevê ampliar a segurança na internet. Segundo a empresa, perfis abandonados são vulneráveis na internet, “podendo ser utilizados por agentes mal-intencionados para ações como roubo de identidade e disseminação de spam”.

“As contas esquecidas ou não atendidas geralmente dependem de senhas antigas ou reutilizadas, que podem ter sido comprometidas, não tiveram a autenticação configurada e recebem menos verificações de segurança pelo usuário”, explicou o Google.

O processo de exclusão das contas será realizada por fases, começando por perfis que foram criados e nunca usados. Antes de deletar a conta, no entanto, a plataforma enviará notificações aos usuários, tanto para o endereço de e-mail da conta como para o e-mail de recuperação, se fornecido, informando a suspensão do perfil.

COMO EVITAR

Para manter a conta ativa, é necessário fazer login pelo menos uma vez a cada dois anos. A atividade pode ser realizada por meio de alguma das ações a seguir:

– Ler ou enviar um e-mail;
– Usar o Google Drive;
– Assistir a um vídeo do YouTube;
– Baixar um aplicativo na Google Play Store;
– Usar a Busca do Google;
– Usar o Login com o Google para fazer login em um aplicativo ou serviço de terceiros.

LEIA MAIS: Clientes do Bradesco relatam que sumiu dinheiro da conta e outros afirmam terem ficado negativados

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!