Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.
O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, celebra na manhã desta sexta-feira (25/12), a partir das 10h, a Missa do Natal, na Catedral Metropolitana Transfiguração do Senhor – a Catedral Basílica.
Ontem à noite, no mesmo templo religioso, Dom Sergio presidiu a Missa da Vigília do Natal. Em outras Paróquias de Salvador, também, aconteceram diversas celebrações em horários diferentes. A programação segue durante o dia de hoje. Confira.
PALAVRA DO CARDEAL
O Natal é uma das festas mais difundidas e queridas no mundo. A compreensão e a vivência do Natal têm sofrido mudanças que podem ofuscar seu sentido maior, a celebração do nascimento de Jesus. O termo “natal”, de origem latina, refere-se a “nascimento”. Podemos dizer que o Natal é a maior festa de aniversário que temos oportunidade de participar. Não se faz festa de aniversário sem o aniversariante. É preciso resgatar o sentido genuíno do Natal, voltando o nosso olhar para o Menino Jesus e, através dele, para as pessoas que conosco convivem e com as quais queremos viver um Natal feliz.
O presépio, adornado com tanto carinho e beleza, tem muito a nos ensinar. Dentre as suas lições, três se destacam:
A primeira é a simplicidade. Jesus nasce na humilde manjedoura, envolto em faixas, acalentado por sua mãe Maria, da pequena aldeia de Nazaré, com seu esposo, o carpinteiro José; cercado de gente humilde como os pastores e visitado por estrangeiros desprezados por muitos naquele tempo, os sábios do Oriente.
A segunda é a lição do amor de Deus que quer abraçar a todos com ternura e misericórdia. Amor revelado especialmente aos pequenos, aos pobres e a todos os que não são amados no mundo, como ocorria com os pastores e os estrangeiros. Deus não exclui ninguém do seu amor. Ele nos ensina a amar a todos, especialmente, as pessoas que ainda não amamos bastante.
A terceira lição é o alegre louvor dos anjos e dos pastores ensinando-nos a orar, reconhecendo e acolhendo o Salvador nascido em Belém, fonte de paz e alegria para os homens e mulheres de boa vontade. Estas atitudes permitem fazer a experiência de um Natal feliz.
LEIA MAIS: Inep disponibilizará cartão de confirmação do Enem em 5 de janeiro
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Fonte: Da redação