Uma quadrilha especializada em assaltos a bancos e carros-fortes, que atuava em diversos estados, foi desarticulada nesta quarta-feira (5/8), na Bahia, após a prisão de 11 suspeitos. A investigação da Polícia Federal (PF), intitulada Operação Capitá, foi iniciada em março deste ano, após a morte de Varnei Xavier dos Santos, apomtado como ex-líder de uma das quadrilhas mais atuantes na região Nordeste.
Valnei morreu em confronto com a Polícia Militar do Estado de Goiás. Segundo a PF, a morte dele possibilitou a identificação de novas lideranças entre os comparsas, que passaram a ser investigados nos últimos quatro meses. As investigações indicaram que a quadrilha estava se preparando para realizar, nos próximos dias, um assalto a um carro-forte em uma das rodovias próximas a Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.
Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas duas cidades, resultado em 11 prisões em flarante. Dois mandados de prisão em aberto foram cumpridos em São Paulo, um da Justiça baiana – por homicídio – e outro de Alagoas, por roubo. Esse paulista, que não teve a identidade divulgada, é suspeito de ser o financiador e um dos principais articuladores da quadrilha.
A PF contou, ainda, que nos endereços das buscas foram encontradas armas de grosso calibre, munição, explosivos, escudos e coletes balísticos, carros roubados, celulares, "além de diversos outros apetrechos comumente usados para esse tipo de crime". Todos os 11 foram enquadrados por porte ilegal de armas de fogo de uso restrito, receptação, associação criminosa e posse de explosivos.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003
Fonte: Da redação