A requalificação da Avenida Sete de Setembro e da Praça Castro Alves irá mudar a organização do comécio da região. Nesta quarta-feira (5/8), a Prefeitura de Salvador informou que os ambulantes, que costumavam ficar nas calçadas, serão levados para outra área. O comunicado enviado pelo administração municipal sinaliza uma "nova concepção na ocupação do espaço público por parte dos comerciantes informais". O local disponiblizado para eles será reservado na própria via, "de forma delimitada e respeitando o distanciamento social necessário em tempos de pandemia do novo coronavírus".
O titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Marcus Passos, já se reuniu com representantes dos ambulantes da Avenida Sete para apresentar o projeto. A intenção é que a iniciativa seja repetida em outros pontos de Salvador, dentro de um conceito da Prefeitura intitulado "Repensando a cidade em tempos de isolamento social", garantindo protocolos de segurança e saúde para impedir a proliferação da Covid-19. Ainda não está claro, contudo, se este modelo continuará a ser seguido depois da pandemia.
Os trabalhadores informais irão sair das calçadas, que ficarão livres apenas para a circulação de pedestres, e montarão suas estruturas de trabalho em faixas amarelas com área de dois metros quadrados, obedecendo ao distanciamento de dois metros entre elas. ??A medida pretende beneficiar 130 ambulantes entre a Praça da Piedade e o Beco Maria da Paz, em um trecho de 450 metros. Para isso, haverá a subtração de 60 vagas.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003
Fonte: Da redação