Geral

Arcos do comércio serão requalificados essa semana, diz prefeitura

Arcos do comércio serão requalificados essa semana, diz prefeitura

Por Da Redação

Arcos do comércio serão requalificados essa semana, diz prefeituraBruno Concha/Secom

A muralha do frontispício, conjunto de arcos localizado no bairro do Comércio, em Salvador, será requalificada a partir de quinta-feira (12/9). De acordo com a Prefeitura de Salvador, cerca de R$300 milhões estão sendo investidos na revitalização do bairro. O prazo para conclusão de serviço é até junho de 2020.

O local é um dos símbolos da fundação da primeira capital do Brasil e os primeiros paredões foram construídos em abril de 1549, em taipa de pilão, para defender Salvador e proporcionar a segurança de seus novos habitantes. s arcos podem ser vistos em diversos pontos do Centro Histórico, tanto na Cidade Alta quanto na Cidade Baixa.

As ações de recuperação consistirão em obras estruturais, cênicas e paisagísticas no trecho que se estende da Praça Castro Alves à Ladeira da Misericórdia. Orçada em R$4,5 milhões e com duração de 12 meses, as intervenções fazem parte de um projeto doado ao Executivo municipal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

A prefeitura informou que projeto contempla a consolidação e estabilização estrutural das muralhas existentes; recuperação urbanística das ladeiras próximas ao local; implantação de nova iluminação, reduzindo a sensação de insegurança da área; além da restauração paisagística do frontispício, voltada para a valorização dos monumentos do entorno; e a inserção de sistema de iluminação cênica para a valorização de toda a estrutura.

Enquanto isso, já estão em andamento as obras de requalificação dos arcos da Ladeira da Montanha. A intenção, segundo o órgão, é recuperar todo o conjunto arquitetônico que é composto por 17 arcos, destacando seus valores artísticos e suprimindo elementos e volumes que atualmente descaracterizam a edificação.  

Próximo dali, o Elevador do Taboão, que estava desativado há 54 anos, voltará a funcionar ligando as cidades Alta e Baixa, isto é, o Pelourinho e o Comércio. Os projetos de recuperação dos arcos da Ladeira da Montanha e do Elevador Taboão também foram cedidos pelo Iphan à Prefeitura.

LEIA MAIS:  Mulher denuncia ex-marido por agressão; filho presenciou o crime

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.