AO VIVO Últimas Notícias
11/05/2018 19h55 | Atualizado em 06/05/2023 16h32

Mutirão de Cirurgias atende pacientes de Conquista e região a partir de segunda

Mutirão de Cirurgias atende pacientes de Conquista e região a partir de segunda

Mutirão de Cirurgias atende pacientes de Conquista e região a partir de segunda Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab
Da Redação

Acontece a partir desta segunda-feira (14/5), no município de Vitória da Conquista, o Mutirão de Cirurgias da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). O atendimento acontece no Centro de Convenções ? Glauber Rocha, avenida Brumado, 205, Ibiraquera, das 7h às 17 horas até a próxima quinta-feira (17/5).

O mutirão irá oferecer cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica) histerectomia e colecistectomia, cirurgias de tireoidectomia (para retirada da tireoide) e pediátricas.

Para crianças de 4 anos até 13 anos serão ofertados procedimentos como amigdalectomia com adenóide, hernioplastias inguinal, umbilical, epigástrica e retossigmoidectomia (retirada da bolsa de colostomia).

PROCEDIMENTOS

Os pacientes passarão por consulta com cirurgião e realizarão exames pré-operatórios. Quem for fazer cirurgia de vesícula precisa estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, é necessário levar o exame preventivo atual e o Beta HCG.

Todos os pacientes devem levar exames laboratoriais e outros que possuam, além dos documentos pessoais como cartão do SUS, carteira de identidade e comprovante de residência. Quem for realizar tireoidectomia serão triados na etapa vigente e encaminhados para agendamento de consulta especializada e, em seguida, será marcada a cirurgia.

CADASTRO E EMERGÊNCIAS

Para saber se a pessoa está cadastrada para passar pela cirurgia, basta consultar a lista única, disponível no seguinte neste site. Também, o paciente ou responsável poderá ir até a Secretaria Municipal de Saúde de seu município, para saber se o seu nome consta na lista para a realização do procedimento.

Caso algum paciente possua exames indicando a necessidade de uma das cirurgias oferecidas pelo programa, mas não esteja com o nome na lista, pode se dirigir ao local do atendimento munido com os exames e os documentos acima relacionados.

LEIA MAIS: SERVIÇO: Testes auditivos gratuitos são realizados até este sábado em Salvador

LEIA MAIS: DIA DAS MÃES: Temer concede primeiro indulto a transexuais presas

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline

*Publicada originalmente às 18h09 (11/5)

Fonte: Da redação