Geral

Arquitetos e engenheiros são oferecidos pela prefeitura para construções

Arquitetos e engenheiros são oferecidos pela prefeitura para construções

Por Da Redação

Arquitetos e engenheiros são oferecidos pela prefeitura para construçõesReprodução

Construções irregulares fazem parte da paisagem urbana de Salvador. É comum encontrar casas que colocam em risco a vida dos moradores, porque foram levantadas sem a supervisão de um profissional da área. No entanto, não precisa ser assim.


Quem não tem condições de pagar por um arquiteto ou engenheiro para fazer o projeto da obra pode contar com o serviço gratuito, oferecido pelo Escritório Público de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), localizado no bairro dos Barris.


LEIA MAIS: PARQUE DE EXPOSIÇÕES: Festival de samba acontece em abril com mais de dez atrações


Além de elaborar gratuitamente os projetos na área de construção para famílias mais carentes, o escritório ainda encaminha os procedimentos de regularização junto à Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), mediante o pagamento simbólico de duas taxas: de expediente (R$16,09) e de alvará (R$20,59). Isso se a área construída for de até 70 metros quadrados. Acima desse tamanho, e dentro da renda máxima exigida, os serviços do escritório continuam gratuitos, mas as taxas da Sedur passam a ser as mesmas aplicadas rotineiramente.


Para tanto, é preciso ter renda familiar de até três salários mínimos; residir em zona residencial de baixa renda ou zona especial de interesse social; em caso de construção, o terreno deve ter até 250 m² e, em caso de reforma, não  pode ultrapassar nove metros de altura, nem duas unidades habitacionais na vertical.


LEIA MAIS: Presidente Michel Temer terá acesso à decisão sobre quebra de sigilo após diligências


O Escritório Público atende cerca de 300 famílias por ano na capital baiana, e os locais de maiores demandas são no Subúrbio, Engenho Velho da Federação e em Cajazeiras.


Só neste ano de 2018 foram iniciados 120 novos projetos e um alvará como o de Dona Gildaci, válido por quatro anos.


Veja abaixo a reportagem de Daniela Mazzei, da TV Aratu:



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline


*Publicada originalmente às 14h03 (14/3)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.