O surto de malária que atinge o município de Wenceslau Guimarães, no Sul da Bahia, registrou a segunda morte este ano. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a vítima foi identificada como Luciene Souza dos Santos, de 31 anos. Ela estava internada no Hospital do Cacau, em Ilhéus, desde o dia 20.
No entanto, já havia passado por um hospital na cidade de Valença e pela unidade de saúde de Wenceslau Guimarães, onde teve a doença constatada no dia 16 de janeiro. Luciene tinha 31 anos e era moradora da comunidade de Chico Lopes, que fica localizada na zona rural de Wenceslau Guimarães.
LEIA MAIS: URGENTE: Helicóptero de emissora de televisão cai na orla de Recife-PE; Duas mortes confirmadas
Apesar de o prefeito da cidade, Carlos Alberto Liotério dos Santos (PRB), citar 23 registros na cidade, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou apenas 21 casos da doença, incluindo um óbito no município. A pasta afirmou, por meio da assessoria, que a Vigilância Epidemiológica ainda investiga se a causa da morte do homem de 33 anos, divulgada no último dia 18, foi mesmo malária. Não há previsão para a liberação do resultado do exame.
Ainda segundo a Sesab, todos os casos de malária na Bahia em 2018 foram registrados em Wenceslau Guimarães. Dos 23 casos relatados pela prefeitura, 22 pacientes eram moradores da região de Chico Lopes, um assentamento na área rural do município. Apenas um dos pacientes não morava na cidade. Ele seria residente de Presidente Tancredo Neves [a 26 km de distância] e veio a trabalho na comunidade, onde foi contaminado. O homem segue internado em Wenceslau Guimarães.
LEIA MAIS: ALERTA: Registros de mortes por febre amarela aumentam cinco vezes em uma semana
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.
Fonte: Da redação