COMEÇOU: Integração entre ônibus e metrô passa a valer para todas as linhas de Salvador
COMEÇOU: Integração entre ônibus e metrô passa a valer para todas as linhas de Salvador
Todas as 530 linhas de ônibus que circulam na capital baiana iniciaram nesta quinta-feira (10/8) a integração com o metrô. Até então, este processo contemplava mais de 45% das linhas de ônibus da cidade, estando disponível a cerca de 500 mil pessoas diariamente de acordo com a gestão municipal. Para usufruir de tal privilégio, é necessário que o usuário utilize o SalvadorCard, nas modalidades Meia Passagem, Bilhete Avulso e Vale Transporte.
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Até que o estudo sobre a integração esteja concluído, a atual tarifa de R$3,60 entre os dois modais será dividida da seguinte maneira: R$1,42 será destinada às concessionárias de ônibus e o restante à empresa que administra o metrô. Para o passageiro, porém, o preço continua o mesmo ainda que com a novidade.
Em entrevista a uma emissora de TV na manhã desta quinta, o secretário de mobilidade, Fábio Mota, falou sobre as primeiras impressões da mudança e pediu atenção aos passageiros quanto a alguns detalhes.
“Estamos bem satisfeitos nessas primeira horas. Sem maiores problemas. É preciso lembrar que, até então, os ônibus tinham adesivo – informando que fazia parte da integração. Agora, o passageiro não precisa se preocupar, não terá mais adesivo. Ao todo, são 2530 ônibus em toda cidade neste processo de integração. Lembrando que o passageiro terá 2h para fazer essa integração com o Salvador Card, que está à disposição em diversos pontos da cidade. Em shoppings, no metrô…”, afirmou.
Conforme anúncio da prefeitura, com a integração de todas as linhas de ônibus com o metrô, será necessária uma reestruturação do serviço. O processo será feito de forma gradual, em quatro fases e, segundo a prefeitura, será discutido com os cidadãos.
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Fábio Mota também tranquilizou a população, que na manhã desta quinta já se questionava sobre possíveis mudanças em linhas com essa nova integração.
“Ao todo, 200 linhas da cidade serão redesenhadas. Com o intuito de diminuir a espera das pessoas no ponto de ônibus. Não vamos fazer isso de uma hora para outra, vamos iniciar o debate com a população. Vamos aos bairros. Sabemos desses problemas. Agora, começa o debate. Quando concluir, iremos aos meios de comunicação e anunciaremos”, ressaltou.
FASES
Na primeira fase, está prevista a transformação da Estação Acesso Norte ? onde é feita a integração entre as linhas 1 e 2 do metrô ? em equipamento de transbordo nos moldes da Estação Pirajá, onde o passageiro entra no terminal sem pagar a tarifa, mas é obrigado a pagar a passagem para embarcar nos coletivos ou no metrô. Essa mudança, conforme a prefeitura, envolverá 77 linhas e 32 bairros, como Alto do Peru, Engomadeira, Sussuarana, Santa Mônica e Stiep.
A terceira etapa será feita com a adequação de 25 linhas em 13 bairros, dentre eles a Ribeira, Uruguai, Vila Rui Barbosa, Pituba e Boca do Rio. A quarta fase terá a mudança das linhas que atendem às regiões da Liberdade, Subúrbio, Campinas de Pirajá, Estrada Velha do Aeroporto, Mussurunga, Aeroporto e Orla Norte. No total, serão envolvidas 63 linhas e 37 bairros, incluindo Caixa D?Água, Conjunto Pirajá, Canabrava e Cassange.
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*Publicada originalmente às 6h55