USP vai abrir o primeiro centro de estudos sobre substância derivada da maconha no Brasil
USP vai abrir o primeiro centro de estudos sobre substância derivada da maconha no Brasil
LA Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), na cidade de Ribeirão Preto, terá o primeiro centro do Brasil de pesquisas em canabidiol, uma substância derivada da maconha. O centro deve estar pronto no segundo semestre deste ano.
Os cientistas vêm obtendo bons resultados no uso do canabidiol para tratar pacientes com esquizofrenia, doença de Parkinson e epilepsia.
LEIA MAIS: BOCA DO RIO: Homem é flagrado com porções de maconha e crack após denúncias
Em estudos clínicos, o canabidiol se mostrou eficaz na redução de sintomas psicóticos em pacientes com doenças mentais.
O estudo na USP vai analisar a resposta do canabidiol em mais de 120 crianças e adolescentes que sofrem com epilepsia refratária, ou seja, quando medicamentos tradicionais não fazem efeitos.
Antes proibido, o canabidiol recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março do ano passado. Foi permitida a prescrição médica e a importação, por pessoa física, de medicamentos e produtos com canabidiol e tetrahidrocannabinol (THC) em sua formulação para uso próprio e tratamento de saúde.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.