AO VIVO Últimas Notícias
31/01/2017 12h07 | Atualizado em 23/03/2023 17h01

CIDADANIA CIBERNÉTICA: Jovens brasileiros criam robô para fiscalizar corrupção de políticos

CIDADANIA CIBERNÉTICA: Jovens brasileiros criam robô para fiscalizar corrupção de políticos

CIDADANIA CIBERNÉTICA: Jovens brasileiros criam robô para fiscalizar corrupção de políticos Foto: Reprodução Aratu Online
Da Redação

De olho na corrupção da política brasileira, jovens desenvolveram um robô para identificar desvios nos cofres públicos brasileiros. O robô é chamado de Rosie — uma alusão a personagem Rosie do desenho Jetsons.

Rosie consegue analisar as cotas parlamentares e fiscalizar se há irregularidades nos gastos dos deputados federais de todo país. ?Sabemos que a corrupção não começa em grandes volumes. Por isso estamos começando onde ela é extremamente fácil de acontecer: na cota para exercício da atividade parlamentar, popularmente conhecida como verba indenizatória, conta um dos líderes do projeto, Irio Musskopf.

?Já analisamos essa verba. Ela soma 500 mil, reais para que os deputados teoricamente facilitem a atividade parlamentar? Essas restituições somam quase 2 milhões de registros desde 2009 e 25 mil novas restituições surgem a cada mês?.

Rosie já conseguiu detectar mais de 3 mil reembolsos suspeitos, como compras de bebidas alcoólicas e despesas quase simultâneas em cidades distantes estão entre as mais comuns..

sua fonte de referência na base do erro e acerto.Por mais que o programa relacione dados em uma velocidade muito maior que um humano, as informações são disponibilizadas para tornar claro o processo utilizado por Rosie.

Vaquinha

O grupo que criou Rose agora abriu uma vaquinha eletrônica para financiar o projeto, chamado Operação Serenata de Amor, em referência a um caso sueco, conhecido como Toblerone, em que uma ministra utilizou o cartão corporativo para fazer compras pessoais, entre eles, uma unidade do chocolate.

A ideia ampliar o trabalho do robô anticorrupção para que possa ser usado também no Senado, prefeituras,  e outros locais onde haja gasto de dinheiro público.

Vamos lá, Rosie!

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos na página facebook.com/aratuonline e também pelo youtube.com/portalaratuonline.

Fonte: Da redação