O RETORNO: Com nova pauta, índios voltam a fechar BR-101 em mais um dia de manifestação
O RETORNO: Com nova pauta, índios voltam a fechar BR-101 em mais um dia de manifestação
Cerca de 300 índios pataxós voltaram a bloquear a BR-101, próximo ao município de Eunápolis, a 671 quilômetros de Salvador, nesta quinta-feira (15/12). O grupo colocou galhos de árvores na pista, impedindo a passagem de veículos nos dois sentidos da via na entrada do Parque Monte Pascoal.
Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição ocorre desde as 8h da manhã desta quinta-feira e não há previsão de quando a via será liberada. Os indígenas protestam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215 que transfere do governo federal para o Congresso Nacional a competência para fazer a demarcação de terras indígenas.
Os índios informaram à PRF que a PEC 215 proíbe a ampliação de terras demarcadas e que só vão sair de lá quando conseguirem uma resposta do Palácio do Planalto, em Brasília. Ainda assim, policiais rodoviários federais estão no local tentando negociar com os manifestantes.
ÍNDIOS ENFERMOS
Os indígenas pataxós também protestaram na última quarta-feira (14/12) durante um período de nove horas. O motivo da manifestação, segundo a PRF, foi pela reativação do transporte dos índios enfermos.
O serviço foi suspenso desde que a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) rompeu o contrato com a empresa terceirizada que transportava os índios com doenças crônicas ou em situações de urgência e emergência das aldeias até os hospitais.
Os índios exigiram a presença de algum funcionário da Sesai para negociar com eles, mas, até o final do protesto, ninguém apareceu.
Cerca de 400 indígenas de 22 aldeias são afetados pelo rompimento do contrato e suspensão desse serviço.