O início das obras de urbanização da comunidade Guerreira Zeferina, anteriormente conhecida como Cidade de Plástico, em Periperi, foram autorizadas na manhã deste sábado (11/6) pelo prefeito ACM Neto. Essa será a primeira grande intervenção urbanística na área.
A ação vai impactar cerca de 300 famílias que vivem em condições precárias, sem moradias dignas, esgotamento sanitário, abastecimento regular de água ou rede elétrica.
Segundo a prefeitura, as obras de urbanização custarão cerca de R$ 21 milhões. Serão construídas 257 residências, sendo 237 apartamentos de 2 e 3 quartos e um prédio em formato de sobrado com 20 unidades habitacionais com dois quartos com adaptações de acessibilidade. Além disso, serão erguidos outros equipamentos públicos, como creche e unidade de saúde, e dez estabelecimentos para movimentar o comércio da comunidade.
Com previsão para durar 15 meses, as intervenções serão realizadas numa área com mais de 20 mil metros quadrados, com a construção das unidades habitacionais, via de acesso à localidade, implantação do espaço comunitário Guerreira Zeferina com sala multiuso, pátio coberto e sanitários. Compõem ainda as intervenções rede de esgoto, instalações elétricas, hidráulicas e drenagem de águas pluviais, além da construção de um campo de futebol, uma quadra, praça com parque infantil e academia de saúde, deck voltado para o mar da Baía de Todos os Santos, asfaltamento, paisagismo e calçamento das ruas.A vencedora da licitação é a empresa Barra Construção, Projetos e Serviços, que atuará sob a coordenação da Casa Civil. O projeto é da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF).
Fonte: Da redação