ADEUS AO TREM: Enfim, edital que promete VLT no subúrbio será lançado
ADEUS AO TREM: Enfim, edital que promete VLT no subúrbio será lançado
Salvador, uma das principais capitais do Brasil, deixa a desejar em mobilidade urbana com serviços de qualidade questionável, tarifas altas e falta de modais que permitam deslocamento rápido e confortável aos 33 milhões de passageiros mensais. Enfim uma luz no fim da linha indica que o sistema de transporte urbano de Salvador e região metropolitana terá um novo modal.
O edital será lançado nos próximos 120 dias, o projeto do veículo leve sobre trilhos (VLT) foi apresentado pelo Governo do Estado, nesta sexta-feira (15), a um grupo de 40 empresários, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), na capital.
Na primeira etapa de implantação, o VLT substituirá o trem do subúrbio, e o trajeto ainda será ampliado, compreendendo 21 paradas, entre a Avenida São Luís, em Paripe, e o Comércio. A segunda etapa depende de estudos entre duas possibilidades: ligar Paripe à estação do metrô no Retiro, passando pelo Largo do Tanque, ou ir do Comércio até a Lapa.
?Este é mais um passo para a concretização deste projeto. Estamos apresentando para a sociedade a primeira modelagem do VLT do Comércio até São Luís de Paripe, através de uma estrutura de Parceria Público-Privado (PPP), e que, em uma segunda etapa, poderá fazer uma articulação direta com o metrô, seja no Retiro, com uma ligação Santa Luzia-Retiro, seja na Lapa, com uma ligação Comércio-Lapa?, informou o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins o investimento é de R$ 8 bilhões na região metropolitana, por meio do programa de mobilidade, somando-se metrô, VLT e corredores estruturantes, além do futuro VLT metropolitano, perfazendo um grande complexo de integração metropolitana